10 dos aeroportos mais curiosos do mundo

Assim como ocorre na meteorologia, muitas vezes, as condições do ambiente onde se quer instalar um aeroporto estão longe de serem ideais. Mas, justamente por isso, estes locais se tornam extremamente particulares – e as aterrissagens, verdadeiras epopeias!

Situados muitas vezes na beira de um abismo, ou com pistas curtíssimas vizinhas do mar ou de altas montanhas, suas pistas exigem a máxima precisão e destreza dos pilotos e toda a confiança dos passageiros. Confira uma lista com 10 dos aeroportos mais curiosos do planeta (ou mesmo assustadores, embora incrivelmente interessantes):

1. Aeroporto Princesa Juliana, Antilhas Holandesas

aeroporto3Imagem: Reprodução

Situado perto de uma das muitas praias paradisíacas da ilha de Saint Martin, o Aeroporto Internacional Princess Juliana oferece imagens incríveis. Sua pista curta fica a cerca de 10 metros das areias brancas e das águas turquesa, o que faz com que aviões aterrissem e decolem passando muito perto dos banhistas. Os aviões chegam a passar a menos de 20 metros acima da cabeça das pessoas que estão por ali.

 

2. Aeroporto Juancho E. Yrausquin, Ilha de Saba, Caraíbas

aeroporto8Imagem: Reprodução

A ilha de Saba, no Caribe, é o destino de vários casais em lua de mel. No entanto, o aeroporto local possui uma pista curta, de apenas 400 metros. O local é cercado por altas montanhas e por penhascos que acabam no mar, o que cria um risco ainda maior para pousos e decolagens. Alguns pilotos o consideram o aeroporto mais perigoso do mundo – porém, apenas aviões de pequeno porte podem aterrissar na ilha, e a margem de erro é quase inexistente.

 

3. Aeroporto da Madeira, Ilha da Madeira, Portugal

aeroporto7Imagem: Reprodução

O aeroporto internacional da Ilha de Madeira desafia até os pilotos mais experientes. Localizado à beira do mar, esse é mais um aeroporto com pista curta, tendo o oceano de um lado e altas montanhas de outro.  Situadas sobre pilares, as pistas do aeroporto são ameaçadas pelas turbulências causadas pelos ventos vindos do mar.

 

4. Aeroporto de Lukla, Nepal

aeroporto6Imagem: Reprodução

Em 2012, o canal History Channel o nomeou o aeroporto mais perigoso do mundo.  Cercado por montanhas, tem uma pista de pouso curta que termina próxima a um grande precipício, com uma queda de mais de 2 mil metros. É bastante movimentado por ser o lugar de onde várias pessoas começam a sua jornada para o Monte Everest.

 

5. Aeroporto Courchevel, França

aeroporto5Imagem: Reprodução

O aeroporto de Courchevel, construído em uma área de esqui nos Alpes Franceses, possui uma pista inclinada e curta, com 524 metros de comprimento. A pista não tem procedimentos de aproximação, o que torna pousos quase impossíveis quando existe nevoeiro ou nuvens baixas. Curiosidade: a pista foi usada na abertura do filme “007 – O Amanhã Nunca Morre”, de 1997.

 

6. Aeroporto da Barra, Escócia

aeroportoImagem: Reprodução

O aeroporto de Barra, na Escócia, possui uma paisagem linda com uma pista próxima ao mar. Esse é o único aeroporto do mundo no qual voos regulares usam a praia como pista de decolagem. Os horários de voo variam de acordo com a maré, já que quando ela está alta, as aeronaves podem acabar sendo levadas pelas ondas.

 

7. Sea Ice Runway, Antártica

aeroporto1Imagem: Reprodução

A pista do aeroporto Sea Ice Runway, na Antártica, é totalmente coberta de gelo. O local só existe entre outubro até o início de dezembro. Depois disso, o gelo começa a derreter, voltando a tomar forma de mar. Além de escorregadia, a pista teoricamente pode rachar com qualquer movimentação brusca. No entanto, segundo os pilotos, a superfície de pouso é bem estável e a sensação é de estar pousando no concreto.

 

8. Aeroporto de Gibraltar

aeroporto2Imagem: Reprodução

Esse aeroporto tem uma característica única: a principal pista de pouso cruza a avenida Winston Churchil, uma importante via do centro da cidade. Os carros são parados por cancelas, enquanto os aviões decolam ou aterrissam. O tempo de aguardo dura, em média, cerca de 10 minutos. Porém, em certos dias, a operação pode subir para duas horas, o que provoca certo desespero nos motoristas em espera. Entretanto, nunca foi registrada uma colisão entre um avião e um automóvel.

9. Aeroporto Internacional de Toncontín, Honduras

aeroporto9Imagem: Reprodução

O canal History Channel considerou esse como sendo o segundo aeroporto mais perigoso do mundo. Próximo ao centro de Tegucigalpa, capital de Honduras, é protagonista de vários acidentes, devido à pista curta e à região cercada por montanhas, que causam muitas dificuldades aos pilotos. Só há uma pista de entrada e uma de saída para os aviões, o que aumenta o risco dramaticamente.

 

10. Aeroporto Congonhas, São Paulo

aeroporto4Imagem: Reprodução

Congonhas, em São Paulo, foi construído pouco antes do crescimento da maior cidade brasileira. A pista de pouso é curta e as sinalizações para guiar os pilotos começam no lado de fora do aeroporto, fazendo com que os aviões voem muito perto de prédios e casas na região. Em 2007, um avião da TAM deslizou por uma das pistas, atravessou uma avenida e se chocou contra um prédio, deixando 199 mortos. O acidente é o maior da história da aviação nacional.

Conheça outros aeroportos inusitados!

Via Uol e Terra

Deixe aqui sua opinião