10 filmes para comemorar o mês da aviação – Parte 2

 

Como já falamos aqui, não é de hoje que a aviação serve de referência e inspiração para as grandes produções cinematográficas. Esse universo prova que, a cada dia, mais e mais apaixonados buscam se aproximar do tema, nem que seja através das telonas. Por isso, em comemoração ao Mês da Aviação, listamos mais 10 filmes para você assistir com a família e os amigos e compartilhar essa paixão!

1 – Memphis Belle – A fortaleza voadora (1990)

Um filme britânico sobre a equipe do avião bombardeiro B-17, também conhecido como Memphis Belle, que, em 1943, realizava missões partindo da Inglaterra até a Alemanha e a França ocupada, durante a Segunda Guerra Mundial. O longa mostra as dúvidas, as incertezas e a determinação de jovens que resolveram desafiar os perigos dos céus.

p1

2 – O Voo (2012)

Um drama estadunidense que conta o impasse vivido por um piloto comercial, considerado o herói de uma tripulação logo após salvá-los de uma pane na aeronave. Homenagens são feitas ao experiente piloto, entretanto, depois de uma investigação, é detectado que ele estava sob efeito de álcool e drogas. Tendo consciência disso, ele não se sente merecedor de todas as homenagens.

p1-2

3 – Red Tails (2012)

Baseado em fatos reais, o filme traz a história da Força Aérea Americana, que estaria sofrendo muitas baixas devido aos bombardeiros em suas missões para as forças aliadas contra a Alemanha. Sem dinheiro para bancar novos investimentos, o Pentágono precisa repensar uma opção: a possibilidade de ter pilotos afro-americanos defendendo as cores do país. E quando estes mesmos jovens formados no programa de treinamento experimental Tuskegee estariam retornando para suas casas, surge a chance de mostrarem a coragem contra os poderosos Messerschmitt 262, entre outras aeronaves da Luftwaffe.

p1-3

4 – Crepúsculo das Águias (1966)

Um filme consagrado por sua história corajosa e por suas cenas aéreas espetaculares. Durante a Segunda Guerra Mundial (na França, em 1918), um soldado alemão é incorporado à Força Aérea e se vê em uma batalha contra os inimigos nos céus e contra o preconceito de seus colegas da aviação de outra classe social. Ele não mede esforços e manipula impiedosamente seus pilotos para ganhar a Blue Max, a mais disputada das medalhas.

p1-4

5 – Pearl Harbor (2001)

Nos anos 40, a guerra contra o nazismo avança na Europa e os EUA hesitam em tomar uma posição. Entretanto, diante do ataque japonês á base de Pearl Harbor, o conflito não poderia mais ser ignorado. Ao mesmo tempo, dois pilotos – melhores amigos – se envolvem com uma enfermeira em um sofrido triângulo amoroso.

p1-10

6 – Atrás das Linhas Inimigas (2001)

O filme conta a trajetória de um aviador naval experiente que está frustrado por ter sido afastado das missões de combate. Durante uma missão de reconhecimento, ele fotografa algo que deveria ser mantido em sigilo e, por isso, tem seu avião abatido. A partir daí, em meio às linhas inimigas, ele recebe a ajuda de um oficial durão e antiquado que acredita que ele ainda não aprendeu o real significado de ser um soldado.

p1-5

7 – Voo 93 (2006)

O filme mostra o drama vivido pelos passageiros do voo 93 da companhia aérea United Airlines, sequestrado no dia 11 de setembro de 2001. Durante 90 minutos o avião permanece no ar, sendo que neste período os passageiros decidem reagir para evitar que os planos terroristas sejam concluídos.

p1-6

8 – Os Eleitos – Onde o Futuro Começa (1983)

Um épico e glorioso sonho americano de conquistar os céus e viajar pelo espaço. Esse sonho também é um marco cinematográfico que mostra um audacioso piloto de testes, sete valentes astronautas, em uma brilhante jornada de heroísmo. Os Eleitos é um filme que mostra o primeiro homem a quebrar a barreira do som pilotando o admirável X-1.

p1-7

9 – Águia de Aço (1986)

Um piloto da Força Aérea Americana é abatido em uma missão perto da fronteira de um país do Oriente Médio. Ele acaba se tornando prisioneiro e, após um rápido julgamento, é condenado por espionagem, sendo enforcado em três dias. Assim, seu filho adolescente é ajudado por seus amigos e elabora um arriscado plano, que consiste em pegar dois jatos da Força Aérea, fortemente armados, para resgatar seu pai.

p1-8

10 – Whisky Romeo Zulu (2004)

O filme narra a história prévia ao acidente do Boeing 737 da LAPA (Linhas Aéreas Privadas Argentinas) que, em 31 de agosto de 1999, incendiou-se depois de bater em um barranco em pleno centro de Buenos Aires, provocando a morte de 67 pessoas. O filme relata em forma de ficção a profundidade do acidente pela visão do piloto que renunciou o seu posto.

p1-9
Sua paixão pela aviação vai muito além dos filmes? Confira as novidades da Hangar 33: www.hangar33.com.br

 

Deixe aqui sua opinião