10 filmes para comemorar o mês da aviação

A aviação serve de inspiração para os enredos da sétima arte há anos. Por isso, para celebrar este mês de outubro, mês da aviação, resolvemos trazer dez filmes dos quais todo mundo que se interessa pelo tema deveria tirar um tempo para assistir.

Aproveite já este fim de semana para reunir a família e dividir a paixão pelo voo. Confira a nossa lista de indicações:

10- O Barão Vermelho (2008)

p2-8

O Barão Vermelho é um filme biográfico sobre os últimos anos de vida de Manfred von Richthofen, principal aviador alemão da Primeira Guerra Mundial. Conhecido como “Barão Vermelho”, Richthofen é retratado em sua vida amorosa, familiar e nas suas ações durante a guerra que o levaram ao Pour le Mérite, a honraria militar mais elevada da Alemanha na época, além de retratar sua morte e o devido respeito de seus inimigos ao ser enterrado em território francês, recebendo todas as honras militares dos aliados.

 

9- Prova de Fogo (1995)

p2-7

Estrelado pelo ator Laurence Fishburne, o longa traz a história do lendário “Esquadrão 99”, o primeiro agrupamento de caças dos EUA composto somente por negros. Quatro jovens pilotos são reunidos pelo desejo de servirem seu país, apesar dos afro-descendentes, à época, não serem bem-vindos à Força Aérea americana. O filme, que se passa na Segunda Guerra Mundial, é repleto de ação e de perseguições áreas.

 

8- Top Gun (1986)

p2-3

Top Gun levou multidões aos cinemas durante a década de 1980 e foi figurinha carimbada na tevê aberta dos anos 1990, mas ninguém pode negar que o filme deu destaque para aviação militar em todo o mundo. No enredo, Tom Cruise vive o piloto de caças Maverick que, entre uma perseguição aérea e outra, se envolve com a bela Charlie, personagem de Kelly Mcgillis.

 

7- Os Cavaleiros do Ar (2005)

p2

O filme francês é um prato cheio para os apreciadores de aviões caças. Um show de fotografia e paisagens exuberantes para contar o desaparecimento do Mirage 2000, avião caça de última geração que some misteriosamente durante uma exibição. Por trás deste incidente, existe um complexo jogo de intrigas e espionagens.

 

6- Asas (1927)

p2-6

Um clássico que merece assistido não apenas por quem se interessa por aviação, mas também por qualquer cinéfilo. Sua importância histórica começa pelo fato de ter sido a primeira obra a vencer o Oscar de Melhor Filme. Apesar de antigo, suas cenas aéreas conseguem impressionar até hoje. A história segue a vida de dois rapazes de classes sociais diferentes que se apaixonam pela mesma garota e se tornam pilotos na Primeira Guerra Mundial.

 

5- Fly Boys (2006)

p2-2

Para os fãs das clássicas aeronaves, o filme mostra as aventuras da esquadrilha Lafayette, um grupo formado por jovens norte-americanos que entraram no Exército francês um pouco antes do fim da Primeira Guerra Mundial, tornando-se os principais pilotos do país. Um Show de efeitos especiais e muita adrenalina em combates aéreos.

 

4- Os Eleitos (1984)

p2-4

Dirigido por Philip Kaufman, o filme leva para as grandes telas a história contada pelo jornalista Tom Wolfe no livro homônimo. Chuck Yeager (vivido por Sam Shepard) é um piloto que tinha como sonho voar mais rápido e mais alto do que qualquer outra pessoa. Ele começou como um piloto norte-americano (que acredita-se ter saído da estratosfera com um avião de caça) e é treinado para a primeira missão espacial americana, na década de 1940.

 

3- Tora, Tora, Tora (1970)

p2-5

O clássico épico sobre o ataque de Pearl Harbor é um dos mais belos filmes de ação já produzidos. Com uma equipe de produção mesclada entre japoneses e americanos, o longa conta os dois lados desta batalha, que culminou em uma grande guerra. Destaque para as 5 Indicações que recebeu ao Oscar de 1971, ficando com a estatueta de Melhores Efeitos Visuais.

 

2- Amélia (2009)

p2-9

O drama Amélia conta a história da aviadora Amelia Earhart, interpretada por Hilary Swank, um símbolo da liberdade americana. Ela foi uma das pioneiras na aviação feminina mundial, quebrando muitas barreiras. Além de retratar os preconceitos sofridos, a cinebiografia ainda traz aspectos desconhecidos sobre a sua vida pessoal, como o relacionamento com editor George Putnam, personagem do ator Richard Gere.

 

1- O Aviador (2004)

p2-10

Dirigido por Martin Scorsese, o filme conta a vida de Howard Hughes (Leonardo Di Caprio), um jovem que aos 18 anos herdou uma fortuna de seu pai e deixou o Texas para viver em Los Angeles, onde investiu pesado no cinema. Paralelamente, ele se dedicava a sua grande paixão, a aviação. Vencedor do Oscar de 2005 em cinco categorias, entre elas Melhor Atriz Coadjuvante, pela atuação de Cate Blanchett.

Qual filme sobre aviação você acrescentaria à lista? Compartilhe nos comentários:

Imagens: Reprodução
Via Cineclick Ceab Brasil

Deixe aqui sua opinião