1º Acrobeach Itapema destacou shows de acrobacias aéreas

Via Aeromagia

Em janeiro deste ano, os aficionados pelas asas tiveram a oportunidade de sentir o cheiro do combustível e ouvir o ronco das máquinas bem de perto.

Entre 24 e 25 de janeiro de 2013, o 1º Acrobeach Itapema atraiu centenas de pessoas ao Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda, em Porto Belo (SC), com vários shows de acrobacias aéreas de tirar a fôlego. O evento foi um verdadeiro espetáculo ao ar livre!

acrobeach4

acrobeach1

acrobeach3

Mas emoções à parte, afinal, o que é o voo acrobático? Um esporte, uma arte ou uma dádiva concedida para poucos?

De modo geral,  é chamada acrobacia aérea qualquer manobra efetuada intencionalmente com uma aeronave que a leve, durante o voo, a atitudes ou regimes de potência anormais – ou, ainda, a mudanças bruscas de altitude. É uma definição técnica internacional, mas extremamente genérica.

No entanto, como a conhecemos, é um espetáculo do homem dominando a máquina, o espaço e o tempo, seja em um programa previamente codificado (em campeonatos), ou em demonstrações de própria criação do piloto (show aéreo).

Há, no entanto, uma categoria de voo acrobático que é considerada um esporte, que exige o domínio dos ares – como o voo à vela, o parapente ou o paraquedismo, mas que também é um esporte mecânico, feito a Fórmula 1. Ela é praticada em aeronaves motorizadas ou planadores, especialmente adaptados.

Em geral leves e potentes, esses aviões podem voar indiferentemente em voo normal ou de dorso e podem suportar acelerações de gravidade (carga “G”) mais elevadas que a maior parte das outras aeronaves, durante as manobras mais exigentes.

acrobeach7

acrobeach5

acrobeach6

No piloto, a acrobacia aérea aperfeiçoa diversas qualidades: autoconfiança, domínio do voo, destreza, precisão, acuidade de visão, rapidez de interpretação e de decisão. É, portanto, também uma forma de explorar as três dimensões de maneira muito mais íntima do que pelos pousos e decolagens do voo convencional.

Ou seja,  pode ser chamado de um esporte de desafio, ao mesmo tempo físico e mental, onde os pilotos devem combinar a arte da pilotagem com a resistência física e desenvolverem aptidões. Para o piloto de demonstração, é uma arte que consiste que criar uma coreografia harmônica, bonita e atraente de ser acompanhada.

Saiba mais sobre a história e detalhes das acrobacias aéreas

Imagens: Reprodução Blackxhouse Photo & Video

Deixe aqui sua opinião