22 de abril – Dia da Aviação de Caça Brasileira (Part. 1/3)

O dia 22 de abril é um marco vitorioso na história da Aviação de Caça Brasileira. Isso, porque no ano de 1945 o 1º Grupo de Aviação de Caça realizou o maior número de ataques na Itália, rumo ao território dominado pelo inimigo. Foram realizadas 44 missões de Guerra, com destruição de mais de 100 alvos – como pontes, balsas, veículos motorizados, fortificações e outros.

dia-da-aviacao-de-caca

Mais que expressivos números, a qualidade dos resultados alcançados ao longo daquela jornada, conferiu para a Aviação de Caça Brasileira o reconhecimento, o respeito e a admiração dos outros povos que lutaram ali, lado a lado. Em questões históricas, esse dia sintetizou o poderoso esforço de bravos brasileiros, empenhados a participar da 1ª CAVCA na Campanha da Itália – que viria a ser o decisivo esforço para a expulsão definitiva das forças inimigas do Vale do Rio Pó.

Voluntários por convicção e conscientes do seu papel, os pilotos brasileiros – liderados pelo Tenente Cel Nero Moura, Patrono da Aviação de Caça do Brasil – aceitaram o desafio que essa campanha representava. Foi com essa vontade que os pilotos e a equipe de apoio superaram todos os obstáculos e escreveram páginas fascinantes da história militar brasileira, vividas nos céus da Itália por uma Força Aérea ainda muito jovem.

Reconhecemos e dignificamos todos que cederam determinação, coragem, bravura, patriotismo e, até mesmo, suas vidas em prol de um Brasil soberano.
Parabéns para a Aviação de Caça! “SENTA A PUA”, Brasil!

Fonte: adaptado, www.fab.mil.br

Deixe aqui sua opinião