A importância da aviação militar para a evolução das aeronaves!

Desde que o sonho de voar e ultrapassar as nuvens foi concretizado – sem entrar no mérito de quem foi realmente o pioneiro nessa história – muita coisa mudou. Leonardo da Vinci, ainda no século 15, construiu um modelo de avião em forma de pássaro e fez vários desenhos, como hélices e paraquedas, que foram de grande contribuição para a fabricação de aeronaves posteriormente.

Dos primórdios do 14 BIS ao mais recente protótipo de supersônico, patenteado pela Airbus, já se passaram mais de cem anos e novos projetos continuam a surgir, seja no segmento da aviação de combate ou comercial.

destaque-a-historia-dos-avioes-14-bis14 BIS, do brasileiro Santos Dumont, é considerado um dos primeiros aviões.

Desde que o sonho de voar e ultrapassar as nuvens foi concretizado – sem entrar no méritode quem foi realmente o pioneiro nessa história – muita coisa mudou. Leonardo da Vinci, ainda no século 15, construiu um modelo de avião em forma de pássaro e fez vários desenhos, como hélices e paraquedas, que foram de grande contribuição para a fabricação de aeronaves posteriormente.

Dos primórdios do 14 BIS ao mais recente protótipo de supersônico, patenteado pela Airbus, já se passaram mais de cem anos e novos projetos continuam a surgir, seja no segmento da aviação de combate ou comercial.

A história contada através das guerras

Guerras sempre foram estímulos para desenvolvimento de tecnologias e com o avião a história não foi diferente. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) pode ser considerada um divisor de águas para a aviação. Durante esse período as aeronaves passaram a carregar mais que uma pessoa, os motores passaram a ser mais potentes e no final do confronto já atingiam a velocidade de 230 km/h.

Na biografia da aviação de combate, há inúmeros casos de aviões que, no processo de serem aprimorados, acabaram recebendo modificações suficientes para que fossem considerados como uma nova aeronave, ao invés de somente uma nova versão. Houve situações em que batizar com um novo nome o projeto modificado deveu-se a decisões políticas, e o mesmo aconteceu de modo contrário.

p2-4O Curtis P-36 tornou-se o P-40

Já durante o período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) fomos apresentados a um agressivo crescimento e desenvolvimento tecnológico na produção de aviões. Surgiram os bombardeiros e o primeiro avião a jato, que no início da guerra voava a 480 km/h a 9 mil metros de altura e no final já passava dos 12 mil metros a 640 km/h. O Messerschmitt Me 262 foi o primeiro caça a jato a operar na guerra, em 1944, e alcançava 900 km/h em voos curtos devido às suas asas enflechadas: uma aerodinâmica que foi muito copiada posteriormente.  Como esses jatos só apareceram no final da guerra, durante o conflito os grandes estragos foram feitos pelos bombardeiros, como o americano Boeing B-29 Superfortress e o B-17 Flying Fortress.

Ao longo dos anos os modelos foram se readequando e passando a se tornar quase uma nova máquina, alguns exemplos são: o Curtiss P-36 equipado com motor radial, que depois de remotorizado com um V12 refrigerado a líquido, tornou-se o P-40 . O Focke-Wulf FW190A deu origem, após uma longa série de modificações e versões intermediárias, em que trocaram-se os motores, alongou-se a fuselagem e reprojetaram-se totalmente as asas, o Ta 152, que mesmo tão diferente, não deixava de mostrar suas semelhanças com o “pai”.p2-5

A aviação comercial

No dia 1º de janeiro de 1914, um voo de 23 minutos que levava a bordo apenas um passageiro marcaria o início de uma revolução no mundo: a criação da aviação comercial. Mas, foi somente após a II Guerra Mundial que o transporte internacional passou a ser utilizado em larga escala, por aviões cada vez maiores e mais velozes.

A Boeing lançou o Boeing 707 em 1958, o primeiro avião a jato de passageiros de sucesso. Nos Estados Unidos, entravam em serviço em 1960 os jatos Boeing 720 e 707 e dois anos depois o Douglas DC-8 e o Convair 880. Em seguida apareceram os aviões turbo-hélices, mais econômicos e de grande potência. Soviéticos, ingleses, franceses e norte-americanos passaram a estudar a construção de aviões comerciais cada vez maiores, para centenas de passageiros e a dos chamados “supersônicos”, a velocidades duas ou três vezes maiores que a do som.

Boeing-707-pioneiro-na-aviacaoBoeing 707, pioneiro na aviação comercial.

No final da década de 60 e início da década de 70 surgiram modelos capazes de transportar até 400 passageiros, como o Boeing 747, o Douglas DC-10, o Lockheed Tristar L-1011.  Em 1965 surge o Concorde, o primeiro avião comercial com a utilização do jato supersônico para passageiros.

No final do século XX, a Boeing e a Airbus passaram a dominar o mercado mundial de grandes jatos. Atualmente temos alguns modelos que são os mais utilizados pelas companhias aéreas para transportar seus passageiros como o Airbus A380 e Boeing 747. Mais recentemente a Airbus lançou o modelo A350 XWB, que apresentando níveis incomparáveis de tecnologia, aeronave possui design aerodinâmico de ponta, fuselagem e asas em fibra de carbono, além dos novos motores econômicos Trent XWB da Rolls-Royce, com uma redução de 25% no consumo de combustível e nas emissões. A evolução não para e novos modelos devem sair do papel ainda este ano.

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