A importância de considerar a Altitude Densidade

A Altitude Densidade nada mais é do que a altitude de pressão (altitude na atmosfera padrão) corrigida à temperatura não padronizada  (fora da atmosfera padrão). Ou seja, em outras palavras, é a correlação da performance da aeronave com a densidade do ar.

COMPUTADORImagem: Reprodução

Deixar de considerar este importante parâmetro meteorológico no voo, seja por negligência ou imprudência, colocam piloto e aeronave em risco desnecessário –  o que, infelizmente, vem se tornando um cenário comum.

Com frequência, relatórios gerais da aviação tem trazido o fator como causa principal ou contribuinte de muitos acidentes aeronáuticos.

Veja porque não se deve ignorar as indicações da Altitude Densidade:

Em vista disso, o instrutor do Centro de Treinamento da Helibras, Sílvio Frank, trouxe um conteúdo especial para falar sobre o assunto durante a Jornada de Segurança Operacional, realizada pela montadora no ano passado.

Destinada a pilotos, estudantes da aviação e entusiastas, a palestra  “Altitude Densidade – O fator invisível para performance do helicóptero” reforçou a importância de jamais deixar o fator de lado.

O material, muito interessante, foi distribuído em tópicos, tais como fatores de risco e cases, e disponibilizado para download.

Assista também a apresentação em vídeo:

Via Piloto Policial

Deixe aqui sua opinião