A trajetória do caça Lockheed F-104 Starfighter

Recordar é viver: se você era criança na década de 1980, certamente brincou de combate aéreo com os amigos usando exemplares de plástico deste magnífico caça!

Uma aeronave de grande destaque durante os anos 1950 e 1960, até pouco tempo atrás, o Lockheed F-104 Starfighter ainda se encontrava em serviço, atuando em forças aéreas de todo o mundo, embora já tivesse seus dias contados como caça operacional.

norwF104Imagem: Reprodução Warbirds News

O F-104 Starfighter representa o modelo de aeronave mais utilizado e provavelmente mais conhecido da chamada chamada “Série Century”, série de caças a jato que abrangia seis modelos, operados pela Força Aérea Americana (USAF) com as designações militares de F-100 a F-106.

Projetado em princípio para funções de caça diurno, o seu protótipo voou pela primeira vez em 1954. Mas a exemplo de muitos outros modelos da mesma época, enfrentou inúmeros problemas em sua fase inicial. Superadas as dificuldades, o F-104A entrou em serviço em janeiro de 1958, na 83º Esquadrilha de Caças Interceptadores.

Porém, logo em abril do mesmo ano, teve de se manter em terra devido a uma série de acidentes relacionados com o impulsor. Reequipado com o motor 179-GE-3B, teve certos problemas solucionados. Porém, em 1960, em vista do seu curto alcance e pouca segurança, deixou de estar entre os aviões da linha de frente dos EUA e muitos de seus remanescentes passaram para a Guarda Nacional americana.

O primeiro modelo de múltiplo emprego, o F-104C, serviu no Comando Aéreo Tático (da sigla TAC, em inglês) por muitos anos e incorporou o sistema de reabastecimento em voo, além de transportar cargas em dois pontos sob as asas.O número de aviões F-104C fabricados não passou de 77, se tornando os últimos Starfighter usados pela Força Aérea americana em suas operações.

F104Caças F-104 da Força Aérea Italiana, o último país a retirar de operação a aeronave, em 2004 | Imagem: Reprodução CAVOK

A produção dos modelos F-104B e F-104D, versões biplace do F-104A e do F-104C, respectivamente, atingiu o número de 47 aparelhos fabricados. Por sua vez, outros dois outros variantes para treinamento se basearam essencialmente no F-104D: o F-104DJ, do Japão, e o F-104F, da Alemanha Ocidental.

Já o Starfighter definitivo, o F-104G, se compunha de um aparelho de múltiplo emprego com sistema de radar otimizado para missões tanto ar-ar como ar-superfície. O desenvolvimento dessa variante começou em 1958. Ele se tornaria um dos caças mais importantes da década de 1960, sendo importado pela OTAN, e por países como Canadá e Japão. Houve ainda o RF-104G, versão de reconhecimento do F-104G.

LockF104Uma das maiores operadoras do F-104 foi a Força Aérea da Alemanha | Imagem: Reprodução CAVOK

Recentemente, um exemplar do F-104D está sendo recuperado para voar. A façanha é de autoria de um grupo de noruegueses, que trabalha duro para colocá-lo no ar ainda neste ano (saiba mais sobre este projeto de restauração!). Confira em vídeo a emoção do Starfighter sendo acionado:

 Ficha técnica Lockheed F-104G Starfighter

Tipo: caça de múltiplo emprego monoplace
Pesos: Vazio, 6.388 kg (vazio) ; 13.054 kg (máximo de decolagem)
Envergadura: 6,68 m
Comprimento: 16,69 m
Altura: 4,11 m
Área da asa: 18,22 m²
Propulsão: turbojato General Electric J79-GE-l1A de 4.536 kg de empuxo seco e 7.167 kg com pós-queimador
Velocidade máxima: 2.092 km/h a 12.190 m;
Razão inicial de subida, 12.495 m/min
Teto de serviço: 16.765 m
Raio tático: 1.110 km
Alcance: 3.200 km com carga máxima de combustível externo
Armamento: canhão rotativo M61A1 Vulcan de 20 mm com canos múltiplos e dois AAM AIM 9 Sidewinder nas pontas das asas (ou sob a fuselagem), mais 1.814 kg de carga externa

Via Cavok

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