Em novembro, a Airbus anunciou a produção de cinco novos Airbus A300-600ST, os famosos “Beluga“. A ideia é que o primeiro deles entre em operação em meados de 2019, gradativamente substituindo os modelos atuais até 2025.
A nova geração do cargueiro será baseada no modelo A330 e se espera que tenha uma autonomia maior que a atual aeronave, que voa 4.632 km com uma carga de 20 toneladas. Porém, a intenção é que, ainda assim, consiga pousar em aeroportos com pistas relativamente curtas.
Recentemente, o modelo original completou 20 anos do seu voo inaugural, ocorrido em 13 de setembro de 1994. O modelo consiste em uma adaptação do Airbus A300-600, com uma estrutura muito mais alta e larga no seu topo, além da entrada de carga pela parte frontal. É a saliência na sua parte superior que lhe confere o formato similar – e o correspondente o apelido – da baleia homônima.
Introduzido no mercado em 1994, o Beluga possui 56,15 metros de comprimento e 44,84 metros de envergadura, tendo 86 toneladas e sendo capaz de carregar até outras 47 toneladas. Ele não transporta muita coisa em termos de peso, mas se sobressai no espaço interno: seu compartimento tem cerca de 7m de largura e 7m de altura.
O modelo veio principalmente servir ao transporte de peças de outras aeronaves entre as fabricantes da indústria, localizadas na França, Alemanha, Reino Unido e Espanha. O avião consegue transportar, por exemplo, as asas de um A340 ou a fuselagem inteira do A350 XWB.
Veja como é a decolagem do atual Beluga:
Via Tecmundo