Conheça melhor as funções das luzes externas de uma aeronave

É possível que em algum momento você já tenha se questionado, principalmente nas ocasiões de trânsito aéreo, a respeito das luzes externas que uma aeronave possui. Separamos este post para que este “problema” seja resolvido: explicaremos qual a função do sistema de Iluminação externa de uma aeronave, dividindo em três grupos básicos: Luzes de Navegação, Luzes Anti-colisão e Luzes Acessórias.

Luzes de Navegação – Essas luzes estão instaladas na ponta das asas e na cauda. Tem como objetivo mostrar a quem observa a trajetória percorrida pelo avião. Deve ser utilizada sempre em período noturno e diurno e por padrão sempre no lado esquerdo virá uma luz vermelha e do lado direito uma luz verde, além do uso de uma luz branca na parte mais afastada da cauda. Então, caso outra aeronave seja avistada ao longe, enxerga-se um clarão vermelho a sua direita e um verde a sua esquerda, isso indicará que a outra aeronave está em sentido oposto, ou seja, em risco de colisão. Já o contrário a esta situação, uma luz vermelha a esquerda e uma luz verde à direita, indica que o outro avião estará voando no mesmo sentido.

1

Luzes Anti-colisão – Existem duas luzes com essa função, a Beacon e o Strobe.
A “Beacon” era utilizada somente para este fim, mas atualmente também indica que uma aeronave está pronta para acionar os motores ou efetuar o push-back (ser rebocado por veículo até um ponto de táxi). Devem ser acionadas sempre antes da partida dos motores e localizam-se uma na parte superior e outra na parte inferior da fuselagem do avião.

Já o Strobe, tem função estritamente de anti-colisão, ou seja, literalmente “chamar a atenção para si”. É posicionado na ponta de cada uma das asas, junto às Luzes de Navegação, e na cauda. Sua característica é uma luminescência forte, piscando como um flash de uma câmera fotográfica. As luzes estroboscópicas devem ser acionadas assim que uma aeronave for autorizada para o ingresso de decolagem, mantida por todo o voo, e só poderá ser desligada após o pouso e ao sair da pista, ingressando no seguimento de táxi na área de manobras de um aeródromo.

2

Luzes Acessórias – Nesta categoria enquadram-se as luzes de auxílio ao táxi, decolagem/pouso e em alguns casos as luzes de logomarcas das empresas comerciais. Sua utilização é a critério do piloto, e podem ser aplicadas no período diurno e noturno e a depender da visibilidade local. Como padrão, as luzes de táxi, decolagem/pouso sempre serão utilizadas nos procedimentos a que são destinadas, independente da visibilidade.

3

Agora que você já conhece as funções das luzes de uma aeronave e para que servem, que tal conferir também as diferenças e os componentes de uma aeronave automatizada?

Via Sabor de Voar

Deixe aqui sua opinião