Asa Delta: 40 anos do primeiro voo no Brasil

Este ano foi comemorado os 40 anos do primeiro voo livre realizado no Brasil. No comando, esteve o aventureiro francês Stephan Segonzac, uma lenda entre os pilotos de asa delta, que desembarcou no Rio de Janeiro (RJ) disposto a difundir o esporte no país.

Em julho de 1974, com feito televisionado pela imprensa, ele decolou do Corcovado e pousou no Jockey Club. Há, no entanto, um vídeo amador que mostra o primeiro voo de Stefan no Rio de Janeiro, realizado uma semana antes do voo “oficial”:

Vale dizer que impulso dado pelo francês foi mais que suficiente para dar asas ao esporte no Brasil. Em novembro de 1975, o número de pilotos já superava uma dezena e foi criado o primeiro campeonato nacional de voo livre.

Atualmente, de acordo com o Associação Brasileira de Voo Livre (ABVL), existem mais de dez mil praticantes só na cidade do Rio de Janeiro, entre adeptos da asa delta e parapente, que é considerada uma modalidade do voo livre.

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A asa delta é um aparelho planador aerodinâmico em formato de triângulo, um paraquedas modificado (conhecido como asa flexível) feita de nylon ou tecido fibra sintética. O formato de triângulo é sustentado por tubos rígidos de alumínio e cabos, e é projetado para permitir que o ar flua sobre a superfície fazendo a asa subir.

Asas deltas mais modernas e de alto desempenho utilizam em sua estrutura uma asa rígida com estruturas de alumínio dentro do tecido para dar sua forma, eliminando a necessidade de cabos de apoio. Para saltar, o piloto deve percorrer um declive para permitir que o ar se mova para as asas a aproximadamente 45 kt (24 km/h).

Este movimento do ar sobre a superfície da asa permitirá a decolagem, a força que vai contra a gravidade e a mantém sustentada. Uma vez no ar, a gravidade (o peso da asa delta e do piloto) puxa o aparelho para a Terra e impulsiona a asa delta para frente, o que faz o ar fluir continuamente sobre ela.

Além do movimento horizontal do ar, a asa delta pode ascender com as correntes de ar, com as massas de ar quente (subida termal) ou com o ar desviado para cima por topografia montanhosa (subida de cume). Conforme a asa delta e o piloto se deslocam no ar, ambos colidem com as moléculas de ar.

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A resistência causada por estas colisões é conhecida como arrasto, que diminui a altitude da asa delta. A soma de arrasto é proporcional à velocidade aerodinâmica da asa delta: quanto mais rápido ela se mover, mais arrasto ela irá criar.  Da mesma forma que ocorre com os planadores, o equilíbrio destas 3 forças (sustentação, arrasto e peso) determina a altura que a asa delta poderá alcançar, a distância que poderá percorrer e quanto tempo poderá se manter no ar.

O desempenho de uma asa delta e a distância que ela poderá viajar é determinada por sua razão de planeio, ou seja, a relação entre o quanto a aeronave se desloca a frete dentro de cada metro que ela se desloca em direção à superfície. Diferente dos planadores, as asa deltas não têm superfícies móveis sobre a asa nem uma calda para desviar o fluxo de ar e manobrar o aparelho.

Em vez disso, o piloto é suspenso a partir do centro da massa da asa delta por meio de uma alça, manobrando a asa delta ao mudar seu peso (alterando o centro de gravidade) na direção do giro. O piloto também pode mudar o ângulo que a asa faz com o eixo horizontal (ângulo de ataque), que determina a velocidade do ar e a razão de planeio da asa delta.

Se o piloto puxar para trás o planador, movendo a ponta para baixo, o planador ganha velocidade. Se o piloto empurra para frente o planador, apontando para cima, ele diminuirá ou mesmo perderá velocidade. Ao perder velocidade e estando sem fluxos de ar sobre asa, o planador poderá perder sustentação.

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Para quem se interessou em iniciar a prática, não há grandes mistérios: o equipamento básico para saltos com asa delta consiste no planador, alça e um capacete. Além disso, alguns pilotos têm instrumentos e um paraquedas reserva para situações de emergência.

Para iniciar no esporte, a pessoa deve ter mais de 16 anos para  praticar o esporte. Fora isso, não há restrições. O voo duplo de instrução costuma ser o primeiro passo para saber se a pessoa irá gostar do esporte. Em média, uma asa delta para iniciantes sai por R$ 10 mil, já uma de competição custa a partir de R$ 25 mil.

Saiba mais no site da Associação Brasileira de Voo Livre

Imagens: Reprodução
Via O Globo

 

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