Autogiro Cartercopter põe em prática a tecnologia slowed rotor

Desenvolvido pela norte americana Carter Aviation Technologies, o Cartercopter foi um autogiro experimental projetado para pôr em prática uma tecnologia conhecida como slowed rotor.

A proposta era ter algo como um rotor desacelerado–pois reduzindo a velocidade de rotação do rotor, a aeronave produz menos arrasto, permitindo que a mesma voe mais rapidamente ou de forma mais econômica.

De fato, a aeronave alcançou seus méritos em seu voo inaugural, mas não foi assim na sequência: caiu nada menos do que oito vezes em cinco anos (felizmente, sem vítimas).

cartercopterImagem: Reprodução Aircraftcompare

Em baixa velocidade, o veículo voa como um girocóptero, podendo ajustar o rotor para uma decolagem vertical e até mesmo pairar, mas apenas por breve tempo, por aproximadamente cinco segundos. Do mesmo modo, ele é capaz de pousar mais ou menos verticalmente.

No entanto, os desafios técnicos desta tecnologia são incríveis. A estabilidade do rotor é obtida através da combinação da localização dos pesos da ponta do rotor à frente do centro de gravidade. Em alta velocidade, acima de 100 mph, a aeronave voa principalmente usando as asas fixas, tendo o rotor livre.

cartercopter1Imagem: Reprodução Aircraftcompare

A empresa defende que esta aeronave-conceito é potencialmente capaz de superar com vantagens aeronaves de asa fixa, bem como dos girocópteros, oferecendo ainda quase todas as qualidades de um helicóptero – exceto o voo pairado longo, a partir de um sistema mecânico relativamente simples e barato.

cartercopter2Imagem: Reprodução Cartercopters

Conceber um sistema mais seguro que um avião e bem menos complexo e caro do que um helicóptero é uma ideia mais que assertiva, porém, ainda é necessário vencer os desafios técnicos. Por ora, o protótipo foi substituído pelo “Veículo Aéreo Pessoal” da Carter, ou Carter PAV, que já voou, mas ainda se encontra em fases de testes.

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