Avião solar é preparado para dar a volta ao mundo

Via Discovery Brasil

Responsável pelo Solar Impulse, o primeiro avião movido somente a energia solar, agora a suíça Escola Politécnica Federal de Lausana (EPF) se prepara para um novo e audacioso desafio.

Depois de celebrar a quebra de vários recordes com a primeira invenção – entre eles, o do primeiro avião solar a viajar entre dois continentes durante a noite – o novo objetivo da companhia é cumprir uma volta a mundo a partir do seu recém-lançado modelo Solar Impulse 2.

impulse 1Imagem: Reprodução Pressreader

A missão, liderada pelos pilotos Bertrand Piccard e André Borchberg, deverá seguir por cinco meses, com saída prevista para março de 2015. A equipe planeja cumprir a volta ao mundo em um total de dez voos, alguns deles com duração de até cinco dias consecutivos.

A base para os voos ficará centralizada no Golfo Pérsico. Porém, as localizações das outras paradas ainda não estão definidas, pois a equipe ainda aguarda o apoio de demais cidades e aeroportos.

impulse2Imagem: Reprodução In habitat

De design inusitado, o Solar Impulse 2 possui 72 metros de envergadura, sendo maior do que um Boeing 747. É coberto por 17.248 células solares de silício monocristalino, que possuem apenas 135 mícrons de espessura. A aeronave possui quatro motores e sua velocidade mínima é de 35 km/h.

Em momento algum da missão deverá ser utilizado combustível extra: somente o sol deverá prover a energia necessária para a missão. Toda a energia solar captada será armazenada em baterias de lítio, para abastecer o avião durante as noites.

impulse3Imagem: Reprodução Inhabitat

Os dois pilotos viajarão juntos, sendo esse um dos grandes desafios da viagem.  Eles irão se revezar na direção da aeronave e terão que se manter em uma cabine muito pequena por longas horas. O único espaço disponível para ambos durante o percurso são assentos multiuso, que funcionam como poltrona reclinável, área de exercícios e banheiro.

Saiba mais detalhes sobre o projeto no vídeo:

Deixe aqui sua opinião