Aviões espiões: confira 7 exemplares que fizeram história

Um dos maiores aliados para a estratégia de guerra é, sem dúvida, o avião. E há pouca coisa no mundo capaz de provocar tanta comoção e mistério como uma aeronave espiã!

Protótipos da inovação em camuflagem e espionagem, cada vez mais modernas e difíceis de serem interceptadas, estas máquinas voadoras estão sempre repletas de tecnologia e são decisivas em batalhas e guerras, ainda que apenas alguns soldados possam vê-las.

Enfim, são sensacionais. Confira abaixo sete exemplares mais que marcantes:

 

1. General Atomics MQ-1 Predator

 1Imagem: Reprodução U.S. Air Force/Lt Col Leslie Pratt

Criado nos anos 1990 pela General Atomics, o Predator é um avião de espionagem não tripulado e que foi usado, primeiramente, pela Força Aérea dos Estados Unidos (US Air Force) e Agência Central de Inteligência (CIA) naquela década.

Originalmente para reconhecimento de terreno e carregando apenas câmeras e alguns sensores, essa aeronave foi modificada posteriormente e hoje conta até mesmo com mísseis AGM-114 e outras munições.

Desde 1995, o Predator já foi visto em combate sobre o Afeganistão, Paquistão, Bósnia, Sérvia, Iraque, Iêmen, Líbia e Somália. Com peso de 512 kg quase vazio, esse avião pode alcançar a velocidade de até 217 km/h.

 

2. Northrop Grumman MQ-4 Global Hawk

2Imagem: Reprodução NASA/Carla Thomas

Usado tanto pela Marinha quanto pela Força Aérea dos Estados Unidos, além da Força Aérea Alemã, o MQ-4 Global Hawk é outra aeronave não tripulada empregada para espionar as bases inimigas. Dessa forma, esse avião é capaz de capturar imagens em alta resolução com a ajuda de um radar que pode penetrar até mesmo nuvens e tempestades de areia.

Como se não bastasse, o MQ-4 Global Hawk também conta com sistema de monitoramento eletro-óptico e por infravermelho, podendo observar cerca de 103,6 mil quilômetros quadrados por dia. Mede 14,4 metros de comprimento, 39,9 metros da ponta de uma asa à outra e pode pesar até 14,6 mil kg, atingindo uma velocidade de até 575 km/h.

 

3. F-117 Nighthawk

3Imagem: Reprodução Wikipedia

Mesmo sendo uma aeronave projetada para o ataque, toda lista de aviões espiões que se preze precisa conter o F-117 Nighthawk, tanto pelo seu formato peculiar quanto pelo fato de ter sido a primeira aeronave a fazer uso da tecnologia stealth. O exterior da aeronave foi projetado para desviar ou absorver os sinais emitidos por radares, tornando-a invisível a esse tipo de equipamento.

Aposentado pelas forças armadas americanas em abril de 2008, o F-117 Nighthawk possuía 20 metros de comprimento, 3,78 metros de altura e envergadura de 13,2 metros. Carregado com bombas, o avião pesava 23 toneladas e podia alcançar até 993 km/h.

Mas apesar de todo aparato tecnológico, pelo menos uma unidade do F-117 foi abatida, provando que sua camuflagem não o deixava 100% imune aos olhos dos inimigos. (O incidente aconteceu em 1999, na antiga Iugoslávia.)

 

4. Lockheed U-2

4Imagem: Reprodução Wikipedia

O U-2 é uma lenda: dia e noite, independentemente do clima e em grandes altitudes, por mais de 50 anos, ele foi o avião essencial para reconhecimento estratégico da Força Aérea dos EUA.

Apelidada de “Dragon Lady”, essa aeronave teve seu primeiro voo em 1955, tendo sido operada tanto pela Força Aérea Americana, quanto pela Agência Central de Inteligência (CIA). Por isso, foi peça fundamental em diversas operações da Guerra Fria. (Inclusive, uma unidade do Lockheed U-2 foi abatida durante a Crise dos Mísseis de Cuba, em outubro de 1962.)

Com 19,2 metros de comprimento, a “Dragon Lady” se destaca pelo tamanho de sua envergadura: 31,4 metros de distância entre a ponta de uma asa à outra. Além disso, a aeronave pode chegar a 805 km/h.

 

5. Tupolev Tu-22 Blinder-C

7Imagem: Reprodução San Diego Air & Space Museum

Não vamos nos esquecer dos aviões espiões russos e soviéticos, que fizeram a rivalidade prevalecer durante a Guerra Fria.

O Tupolev Tu-22 Blinder-C, uma verdadeira flecha de prata, foi o primeiro bombardeiro supersônico a entrar em produção na ex-URSS, movido por dois motores turbo a jato, modificado para servir como aeronave de reconhecimento militar marítimo. Seu design diferente (motores ao lado da cauda, acima da fuselagem traseira) o torna único.

 

6. Beriev A-50

8Imagem: Reprodução Ivan Sekretarev (AP)

O A-50, equivalente russo ao avião AWACS americano, é baseado no cargueiro Ilyushin Il-76. Este avião teve o seu primeiro voo em 1978 e entrou em serviço em 1984, com uma frota constituída por 40 aeronaves em 1992. Podendo abrigar até 15 tripulantes, o Beriev A-50 tem 49,9 metros de comprimento e 50,5 metros de envergadura. Carregado, o avião chega a pesar 170 mil quilos e a atingir uma velocidade máxima de até 900 km/h.

Criado pela ex-URSS, esse sistema aéreo de alerta e controle está em serviço até hoje, integrando as forças aéreas da Índia e da Rússia. Na foto, ele está escoltado por jatos interceptadores MiG-31 durante um show aéreo que marcou os 95 anos das forças aéreas russas, em Monino, cerca de 40 km a leste de Moscou.

 

7. Avro Volcan

6Imagem: Reprodução Sgt. David S. Nolan (US Air Force)

O Avro Vulcan era um bombardeiro estratégico com asas em delta movido por quatro motores a jato, operador pela RAF entre 1956 e 1984. Em meados dos anos 1970, nove Vulcans foram adaptados para operadores de reconhecimento marítimo por radar, redesignados como B.2.

Detalhe: nos anos 1970 e 1980, qualquer criança (ou adulto) que se interessava por ciência e tecnologia assistia a um programa semanal chamado “Delta”, cuja abertura trazia a silhueta do imponente Avro Vulcan. Sua imagem acabou imortalizada para sempre!

 

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Via Gizmodo e Tecmundo

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