Bell X-1 – primeiro avião supersônico a quebrar a barreira do som

A Bell é mundialmente reconhecida por seus helicópteros, com grande destaque para as famílias Jet Ranger e Iroquois (Huey). A empresa, porém, por muitos anos, se revelou uma das mais inovadoras também no segmento dos aviões de asa fixa. Seu primeiro projeto, o YFM-1 Airacuda, nasceu em 1937 como um “bomber destroyer”. Conhecido também como Bell Model 1, o modelo incorporava uma série de inovações, como armas estabilizadas por giroscópio, propulsão tipo push, uso dos motores Allison V-1710-41 e assim por diante.

P-39 Airacobra – uma das aeronaves protagonistas da 2ª Guerra Mundial

Depois do sucesso do Model 1 a Bell voltou a se destacar no segmento dos aviões de asa fixa com um dos modelos mais bem-sucedidos da Segunda Guerra Mundial:  o P-39 Airacobra. A aeronave se destacou como um caça leve que foi amplamente utilizado pelas forças armadas de vários exércitos como o dos Estados Unidos, União Soviética, Reino Unido, além das forças aéreas cobeligerantes da Itália e da França. Foram produzidos mais de 9.000 exemplares, fato que deu ao Airacobra o título de um dos caças mais fabricados durante o conflito.

bell-X-1-primeiro-aviao-supersonico-a-quebrar-a-barreira-do-somFigura 1 – O Airacobra possui canhão de 37mm e metralhadoras Browning M2

Bell X-1 – primeiro avião da família X-planes

Porém, o modelo mais importante dessa fase da Bell, foi o X-1, o primeiro avião a quebrar a barreira do som. A aeronave foi o primeiro avião da família X-planes – série de aeronaves experimentais dos Estados Unidos construídas com o objetivo de testar novas tecnologias, geralmente, mantidas sob sigilo.

bell-X-1-primeiro-aviao-supersonico-quebrar-barreira-do-somFigura 2 – Primeira versão do Bell X-1. Dele variam uma série de outros modelos.

Em 14 de outubro de 1947, o Bell X-1 tornou-se o primeiro avião a superar a velocidade do som, pilotado pelo Capitão da Força Aérea dos Estados Unidos, o lendário Charles “Chuck” Yeager. Neste vôo, o de número 50 do X-1, foi atingido Mach 1,06 – marca extraordinária para a época.

Com um design desenvolvido em parceria com a NACA (atual NASA), o modelo ainda gerou uma série de derivados, como X-1A, X-1B, X-1C, X-1D, X-1E e X-2, que foram fundamentais para o desenvolvimento do conceito supersônico.

bell-X-1-primeiro-aviao-supersonico-a-quebrar-barreira-do-somFigura 3 – Joseph Walker e o X-1E, em 27 de Janeiro de 1958.

O X-1, com suas asas fixas, era lançado de um bombardeiro B-29 modificado. Após a separação, eram acionados motores de foguete (Reaction Motors XLR-11, na primeira versão), capazes de levar a aeronave a um vôo supersônico.

Além dessa série de aeronaves de asa fixa que se destacaram em combate, a Bell Aircraft não parou no tempo e se destacou também por criar um dos primeiros helicópteros da história da aviação, o Bell 30. Atualmente a empresa continua sendo mundialmente reconhecida por projetos como as aeronaves das famílias Jet Ranger e Iroquois (Huey), e do mais recente RAH-66 Comanche, que você pode conhecer melhor aqui neste post.

Bons ventos!

Fonte: Aero Magazine

Deixe aqui sua opinião