Confira 10 helicópteros cargueiros de transporte pesado

Está difícil deixar para trás a lembrança das férias e assumir o peso das responsabilidades da rotina de trabalho neste início de ano? Pois se mire no exemplo destas grandes máquinas, que estão sempre preparadas para segurar qualquer barra, seja qual for o serviço pesado!

Confira uma lista com 10 dos helicópteros cargueiros mais fortes da atualidade, capazes de transportar toneladas em missões civis e militares. É de se impressionar:

10º – Changhe Z-8 (Avicopter AC313)

10 Z

De fabricação chinesa para guerra anti submarina, além de busca e salvamento, o Z-8 é um helicóptero desenvolvido a partir do francês Aérospatiale Super Frelon. A China também iniciou a produção do modelo civil do Z-8, o Avicopter AC313, que terá um peso máximo de decolagem de 13,8 t.

 

9º – Agusta Westland EH-101

Westland

Basicamente um helicóptero naval de busca e salvamento e anti submarino, o EH-101 tem a capacidade de transportar até 5.440 kg em missões de resgate. O modelo é resultado de uma  joint venture entre empresas italianas e inglesas, sendo utilizado hoje por sete países em missões militares e governamentais de pesquisa.

 

8º – Eurocopter EC 725 Super Cougar

Super Cougar

O Super Cougar é o helicóptero de maior capacidade de carga produzido fora dos EUA e da Rússia, com a capacidade de erguer até 5670 kg. O EC 725 de fabricação francesa é o maior helicóptero utilizado atualmente pelo Brasil.

 

7º – Sikorsky S-64 Skycrane

skycrane

Conhecido como “guindaste dos céus”, é uma máquina singular devido à sua estranha aparência. Seu compartimento de carga simplesmente não existe, dando lugar a um suporte para o transporte de cargas externas. No entanto, conta com uma capacidade de carga de 9t.

 

6º – Sikorsky CH-54 Tarhe

CH-54 Tarhe

A versão militar do Skycrane também possui 9t de capacidade de carga, porém o modelo é mais agressivo e adaptativo.

 

5º – Boeing CH-47 Chinook

chinook

 

Dos helicópteros de transporte pesado, o Chinook está entre os modelos norte-americanos mais utilizados no mundo. Famoso pelo seu estilo nada convencional, tem capacidade para transportar até 11,8 t.  Com 1.179 unidades produzidas, o Chinook é utilizado em 20 países.

 

4º – Mil Mi-6

4 a

Produzido em larga escala pela URSS, o Mi-6 foi o monstro de sua época. Foi o maior, de mais capacidade e mais veloz dentre todos helicópteros de transporte (atingiu 340 km/h) até meados dos anos 1980.

O Mi-6 já foi utilizado por 21 países, portanto é bem provável que algumas das 925 unidades produzidas ainda permanecem em serviço. Na Rússia, é dito que há unidades do Mi-6 empregadas em missões de transporte na Sibéria e na região da Península Kamchatka, tanto por empresas civis quanto pelo governo russo.

 

3º – Sikorsky CH-53E Super Stallion

Super Stallion

O Super Stallion é o maior e mais poderoso helicóptero de transporte produzido fora da Rússia. Com três turbinas, a máquina de 33 toneladas chega a 315 km/h e transporta até  14,5 t de carga. O CH-53E é largamente empregado pelos EUA em missões militares ao redor do globo.

 

2º – Mil Mi-10K

Mil-Mi10k

O projeto do guindaste voador soviético teve início a partir do Mi-6 em 1960. A partir daí, 55 unidades foram produzidas pela URSS, sendo que algumas permanecem em serviço até hoje, mantidos por companhias civis na Rússia. Podendo levar até 15t, o Mi-10 foi superado pelo Mi-26, mas ainda tem maior capacidade de carga do que qualquer outro helicóptero ocidental.

 

1º – Mil Mi-26

Mi-26

Com um rotor de 8 pás de 40 metros de comprimento, duas turbinas somando 22800 hp de potência e uma capacidade para 20t de carga, o Mi-26 é hoje o maior e mais poderoso helicóptero de transporte no mundo.

O Mi-26 começou a ser produzido em 1980 durante a URSS e ainda é fabricado pela Rússia. Sua capacidade de carga sem precedentes o levou a quebrar uma série de recordes, dentre eles o de altitude (6.700m) em 1996, e o de transporte de carga, carregando um bloco de gelo contendo um mamute congelado com 25t, em 1999.

Atualmente, o Mi-26 é utilizado comercialmente por 11 países e militarmente por 12 países em missões de resgate, emergências e transporte de tropas. Um total de 276 unidades foram produzidas até agora.

 

Extra: Mil V-12

Aeroflot

Apesar de não pertencer à lista dos Top 10, merece ser citado. O Mil V-12 foi o maior dentre todos helicópteros para transporte pesado já produzido. Com 105t de peso máximo de decolagem e 4 turbinas de 6500 hp de potência cada, o Mil V-12 podia elevar mais de 44t do solo.

Inicialmente, a máquina foi produzida para o transporte de mísseis balísticos, mas também se cogitou a construção de um modelo para uso civil. Porém, somente duas unidades do modelo foram construídas. Devido ao alto custo e a seu monstruoso tamanho (quase 70m da extremidade de um rotor a outro!), o programa do Mi-12 teve seu fim em 1974,  sem ser colocado em produção.

Imagens: Reprodução
Via Tecnologia Aeronáutica

Deixe aqui sua opinião