Confira cinco aeronaves compostas que marcaram a engenharia

Com diferentes finalidades, várias combinações inusitadas de aeronaves surgiram no mercado até a década de 1950. Geralmente criadas para sistemas de apoio, as aeronaves compostas costumavam ser boas opções para quando a velocidade fosse a prioridade – superando as desvantagens em custo, voo pairado e complexidade.

O lado ruim, no entanto, além da estética confusa, seria o peso extra e a subsequente maior potência necessária. Conheça alguns modelos que marcaram época:

 McDonnell XF-85 Goblindos

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O parasita norte-americano McDonnell XF-85 Goblindos anos 1950 é, talvez, o mais conhecido componente de uma aeronave composta. O diminuto jato foi projetado e construído para realizar incríveis missões, transportado dentro de um enorme bombardeiro Convair B-36.

Sua bizarra missão nunca foi utilizada operacionalmente, mas ela determinou sua forma: era um monoplano de asa baixa com pequenas asas enflechadas, um gancho retrátil no nariz e uma empenagem em forma de “X”. O jato – cujos testes foram realizados com um Boeing B-29 Stratofortress – voava bem, mas a manobra de recuperação era muito arriscada.

Vários incidentes envolvendo o aparelho levaram ao cancelamento do programa. Tanto um XF-85 como um Convair B-36 Peacemaker podem ser vistos juntos no Museu da Força Aérea dos Estados Unidos em Dayton, Ohio, EUA.

 

Curtiss F9C Sparrowhawk

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O norte-americano Curtiss F9C Sparrowhawk, da década de 1930, era um exemplo de caça parasita: o pequeno biplano (6,1 m de comprimento e 7,6 m de envergadura) fora projetado especificamente para essa missão e poderia ser transportado por um dirigível ou um bombardeiro. Usado apenas em combinação com dirigíveis, ele saía pendurado de um trapézio e voltava se enganchando nele após uma arriscada manobra.

Embora o Sparrowhawk fosse armado, a sua principal função era a de reconhecimento, fornecendo à nave-mãe uma área muito maior de cobertura. O dirigível USS Akron chegou a transportar três unidades em seu amplo interior e, anos depois de ter sido derrubado sobre o mar, mergulhadores descobriram quatro Sparrowhawk no seu hangar.

Hoje, existe apenas um F9C Sparrwhawk: é o XFC-2 Bu.Aer A9264, exposto no Steven F. Udvar-Hazy Center, pintado como o F9C-2 A9056 do USS Macon.

 

Short Mayo Composite

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O Short Mayo Composite foi uma tentativa britânica de fornecer serviços de correio aéreo de longa distância, utilizando dois aviões acoplados para realizar uma única missão.

Era um ousado conceito de aparência bizarra, principalmente para os pilotos, mas funcionava. Durante seu breve momento de glória, no final dos anos 1930, a combinação Short Mayo estabeleceu um recorde de longa distância (9.652 km) para hidroaviões que provavelmente nunca será quebrado.

A Short Brothers construiu apenas uma dessas combinações, composta por dois quadrimotores: o menor, carregado apenas com combustível e dois tripulantes, era um S.20, o G-ADHJ “Mercury”, que transferia combustível ao maior, o S.21 G-ADHK, batizado de “Maia”.

 

Mistel

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O Mistel foi uma arma aérea alemã empregada nas fases finais da Segunda Guerra Mundial. Esta arma foi testada em 1943 e usada pela primeira vez em meados de 1944. Era formada por um conjunto de dois aviões. Uma aeronave menor tripulada transportava sob ela outra maior, não tripulada.

O aparelho não tripulado era carregado com explosivos, transformando-se então em uma bomba voadora. As primeiras experiências foram realizadas com o avião Focke-WulfFw.56 levando o planador de transporte DFS.230. O piloto conduzia a bomba até perto do alvo e então a lançava.

O Mistel substituiu o programa Fieseler Fi.103R, que seria uma “bomba voadora kamikaze” alemã. Cerca de 250 Mistel foram construídos e diversas “combinações Mistel” foram tentadas pela Luftwaffe, mas a efetivamente apenas uma foi utilizada, entre um Junkers Ju.88A-4 (a bomba) e um Messerschmitt Bf.109F-4.

 

Tupolev Zveno

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O Tupolev Vakhmistrov Zveno foi certamente uma das mais esquisitas aeronaves que já voaram. O Zveno foi um dos projetos compostos bombardeiro/caça da série Vakhmistrov, dos anos 1930. Um gigantesco bombardeiro Tupolev TB-3, diferentes combinações de até cinco caças ou bombardeiros leves eram enganchados sob a fuselagem e/ou asas, proporcionando à aeronave a sua própria capacidade de autodefesa.

Um esquadrão desta esquisita combinação serviu durante a Segunda Guerra Mundial.

Imagens: Reprodução
Via AeromagazineSistema de Armas

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