Conheça 10 dos aviões militares mais rápidos da história

O homem ainda não foi capaz de alcançar a velocidade da luz, mas graças aos avanços da tecnologia aeronáutica, se tornou possível ultrapassar a velocidade do som – algo que, nos primórdios da aviação, era simplesmente algo impossível de se imaginar.

Em 14 de outubro de 1947, o norte-americano Chuck Yeager foi o primeiro humano a quebrar a barreira do som. Pilotando o protótipo de caça experimental Bell X-1, da Força Aérea dos Estados Unidos, ele ultrapassou essa velocidade, rompendo o Mach 1 com um avião.

Desta data em diante, as aeronaves supersônicas se tornaram uma realidade comum aos nossos olhos – mas nem por isso deixa de causar admiração! Conheça aqui no blog alguns dos 10 aviões militares mais rápidos de toda história:

Su-27 Flanker

Su-27 Flanker

O Sukhol Su-27 é um fighter bimotor construído pela ex-URSS, numa tentativa de superar os aviões americanos igualmente avançados. O avião fez o seu primeiro voo em maio de 1977, e entrou oficialmente ao serviço com a Força Aérea Soviética em 1985. A aeronave pode atingir uma velocidade supersônica máxima de Mach 2,35.

O Su-27 ganhou a reputação de ser um dos fighters mais eficientes do seu tempo. Alguns permanecem em uso militar na Rússia, Bielorrússia e Ucrânia.

 

F-111 Aardvark

F-111 Aardvark

O F-111 Aardvark foi uma aeronave de ataque tático desenvolvido na década de 1960 pela General Dynamics. O avião de duas pessoas entrou para o serviço da US Air Force em 1967, sendo usado para campanhas de bombardeamento estratégico, reunindo reconhecimento e execução eletrônica.

O F-111 foi capaz de voar a uma velocidade de Mach 2.5 (ou 2.655 km/h). Amplamente utilizado durante a Guerra do Vietnã, o F-111 Aardvark foi aposentado em 1998.

 

F-15 EagleF-15 Eagle

O F-15 Eagle é um fighter tático bimotor, cujo modelo foi amplamente reproduzido pela indústria de brinquedos da década de 1980.

Desenhado pela McDonnell Douglas em 1967, o avião foi projetado para ganhar e manter a superioridade aérea sobre as forças inimigas durante o combate aéreo. O modelo voou pela primeira vez em julho de 1972 e entrou oficialmente a serviço da US Air Force em 1976.

Espera-se, no entanto, que os F-15 Eagle sigam atuando na Força Aérea americana para muito além do ano 2025. Capazes de voar a velocidades superiores a Mach 2,5 (2.655 km/h), são considerados um dos aviões mais bem sucedidos já criados, fazendo parte do arsenal bélico de diversos países, incluindo Japão, Israel e Arábia Saudita.

 

MiG- 31 Foxhound

MIG-31

O Mikoyan MiG-31 Foxhound é um grande bimotor soviético desenhado para interceptar aviões estrangeiros em altas velocidades. O supersônico fez o seu primeiro voo em setembro de 1975 e foi introduzido ao serviço da defesa aérea da ex-URSS no ano de 1982.

Dentre suas façanhas, o avião atinge velocidades de Mach 2,83 (3000 km/h), sendo capaz de executar o voo supersônico mesmo em baixas altitudes. O MiG-31 ainda está na ativa, atuando na Força Aérea Russa e a Força Aérea do Cazaquistão.

 

XB-70 Valkyrie

XB-70 Valkyrie

Com seis motores, o gigante XB-70 Valkyrie foi um protótipo de bombardeiro estratégico de armas nucleares, criado pela Força Aérea americana na década de 1950.

Apenas dois exemplares foram construídos, sendo usados ​​em voos supersônicos de teste entre os anos 1964 e 1969. O avião alcançou a sua velocidade máxima em 14 de outubro de 1965, quando acelerou a Mach 3,02 (3,219 km/h), a uma altitude de 21.300m.

Um dos protótipos foi perdido em 1966, após uma colisão em pleno ar. O outro XB-70 foi preservado e se encontra em exibição permanente no Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos.

 

Bell X- 2 “Starbuster”

Bell X- 2

O Bell X-2 foi um avião de pesquisa movido a foguete, construído para investigar questões aerodinâmicas com o voo supersônico dentro do Mach 2 e Mach 3. Seu projeto foi desenvolvido pela Força Aérea dos EUA em conjunto com a Bell Aircraft Corporation e o Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica (o precursor da NASA), em 1945.

Apelidado de “Starbuster”, o avião completou o seu primeiro voo em novembro de 1955. No ano seguinte, em setembro de 1956, o X-2 chegou a Mach 3,2 (3,370 km/h), a uma altitude de 19.800m.

No entanto, pouco depois de atingir esta velocidade máxima, o avião ficou fora de controle após o piloto tentar virá-lo, enquanto ainda estava acima de Mach 3. As tentativas para recobrar a rotação falharam e o trágico acidente encerrou o programa X- 2 com  20 voos de teste realizados.

 

MIG-25 Foxbat

MIG-25 Foxbat

O Mikoyan-Gurevich MIG-25 Foxbat foi um dos mais rápidos aviões militares que entraram ao serviço da ex-URSS. Com uma incrível velocidade máxima de Mach 3,2 (3.524 km/h), foi projetado para interceptar aeronaves inimigas em velocidades supersônicas para coletar dados de reconhecimento.

A aeronave fez o seu primeiro voo em 1964 e foi usada pela primeira vez pelas Forças de Defesa Aérea soviéticas em 1970. O Foxbat MIG-25 ainda está em serviço na Força Aérea Russa, mas também é utilizado por vários outros países, incluindo a Força Aérea da Argélia e a Força Aérea da Síria.

 

Lockheed YF-12

Lockheed YF-12

O Lockheed YF-12 era uma aeronave protótipo desenvolvida pela Lockheed Corporation no início dos anos 1960. O enorme avião de duas pessoas foi construído para interceptar aeronaves inimigas a velocidades Mach 3.

O YF-12 fez o seu primeiro voo em 1963 e atingiu uma velocidade máxima de Mach 3,2 (3330 km/h) a uma altitude de 24.400 mt. A Força Aérea dos EUA acabou por cancelar o programa, mas o YF-12 fez uma série de voos de investigação para a Força Aérea e para a NASA até 1978.

 

SR-71 Blackbird

SR-71 Blackbird

O desempenho e as realizações do SR- 71 Blackbird o colocam como um dos maiores êxitos da tecnologia de aviação durante a Guerra Fria. Desenvolvido para fins de reconhecimento, foi um dos projetos mais avançados de autoria da Lockheed na década de 1960. O seu programa foi conhecido como “The Black Project“, o que significava que era altamente classificado.

O Blackbird poderia acelerar a Mach 3,3 (3.540 km/h) a uma altitude de 24.400m. O SR-71 fez o seu primeiro voo em dezembro de 1964, e esteve ativo na Força Aérea dos EUA entre 1964 e 1998. O bimotor foi capaz de interceptar ameaças potenciais durante missões de reconhecimento, inclusive sendo capaz de acelerar mais que mísseis terra-ar, caso fosse detectado. Saiba mais sobre ele em um post especial aqui no blog!

 

X-15

X-15

O foguete X-15 fazia parte de uma frota de aeronaves experimentais operadas conjuntamente pela NASA e pela Força Aérea dos EUA. No início de 1960, ele estabeleceu uma série de recordes de velocidade e altitude, atingindo a borda do espaço – uma altitude de mais de 100 km – em duas ocasiões, em 1963.

Curiosamente, durante o programa X-15, 13 voos por oito pilotos diferentes ultrapassaram uma altitude de 80 km, encontrando o padrão de Força Aérea dos EUA para o voo espacial!  O programa contou com muitos notáveis pilotos da NASA e da Força Aérea, incluindo Neil Armstrong, o homem que viria a se tornar a primeira pessoa a pisar a lua.

O X-15 foi aposentado em 1970, mas ainda mantém o recorde mundial oficial para a maior velocidade já alcançada por uma aeronave tripulada: Mach 6.72, o que representa 7,274 km/h.

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Imagens: Reprodução
Via Ciência Online

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