Conheça 7 locais que retratam a história dos dirigíveis

No início do século 20, os Zeppelins eram a “grande esperança” do transporte aéreo mundial. Flutuando acima do solo como nuvens prateadas, eles representavam um futuro otimista às viagens internacionais.

No entanto, depostos pelos aviões e manchado por desastres épicos, como o acidente de Hindenburg, em 1937, os dirigíveis se tornaram obsoletos.

zepelin1Graf Zeppelin sobrevoando as montanhas (via SDASM Arquivos )

Hoje, restam apenas memórias de uma infra-estrutura criada à época para o desenvolvimento da “solução do futuro”, que não vingou. Pelo mundo, hangares gigantescos se tornaram espaços vagos, abertos a outras funções.

Confira sete famosos redutos que contam um pouco da história dos dirigíveis:


GOODYEAR AIRDOCK
 – Akron, EUA

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A Goodyear Airdock, em 2009

Uma das impressionantes feitos de engenharia da época dos dirigíveis é a Goodyear Airdock em Akron, Ohio. Construída em 1929, tem cerca de 200 metros de altura e mais de mil metros de comprimento. Seu interior cavernoso gera o seu próprio clima (incluindo chuva esporádica!).

Foi concebido como um espaço para a construção de dirigíveis, que uma vez concluídos, seriam liberados pela abertura de suas portas maciças. É agora propriedade da empresa aérea Lockheed Martin e usado principalmente para armazenamento.

zepelin3Portas da Goodyear Airdock

zepelin4Construção na Goodyear Airdock (via Marinha dos Estados Unidos )


HANGAR ONE –
Moffett Field, EUA

zepelin5Hangar One, em 2007

No Moffett Field, em Mountain View, na Califórnia, o “Hangar One” aparece como um dos maiores edifícios autônomos do mundo. Construído em 1930, ele se estende ao longo de oito hectares, dando-lhe, como na Goodyear Airdock, aspectos climatológicos distintos, que às vezes incluem nevoeiros.

Como um hangar naval, abrigou o dirigível USS Macon (construído no Goodyear Airdock), mas posteriormente se tornou parte do Centro de Pesquisa Ames, da NASA.

Recentemente, ele passou por uma restauração maciça devido a substâncias perigosas que necessitaram de limpeza, e agora está sendo alugado à empresa Google. Seus planos incluem projetos nas áreas da tecnologia robótica e espacial, potencialmente com revitalização do hangar para a próxima “era da aviação”.

zepelin6Construção do Hangar One, na década de 1930 (via NASA / Ames Research Center)

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O USS Macon no Hangar One (via NASA / Ames Research Center)

zepelin8Vista da USS Macon do Hangar One em 1934 (via Marinha dos Estados Unidos )


HANGARES TUSTIN DIRIGÍVEL
 – Tustin, EUA

zepelin9Tustin Blimp Hangar, em 2014 (fotografia de Nandaro / Wikimedia )

Em Tustin, na Califórnia, dois hangares que cobrem cerca de sete hectares no Marine Corps Air Station foram criados em 1942 para as operações com dirigíveis durante a Segunda Guerra Mundial.

Desclassificada do seu uso militar, o local foi recentemente abrigo para um novo protótipo de Zeppelin. O projeto esteve em andamento através da Worldwide Aeros Corp, mas, infelizmente, um colapso do telhado em 2013 teria destruído o novo dirigível.

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A estação quando em uso militar (via o Tustin Area Historical Society)

zepelin24Vista aérea durante o período de uso militar (via o Tustin Area Historical Society )


AERIUM
 – Brandenburg, Alemanha

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O antigo hangar é hoje um parque aquático (via Tropical Islands Resort )

Alguns hangares de dirigíveis têm uma vida inteiramente nova longe da aviação. O extinto hangar Aerium, situado em Brandenburg, na Alemanha, é agora o extravagante Tropical Islands Resort .

Inaugurado em 2004, o parque aquático conta com uma floresta tropical artificial e uma praia artificial ensolarada que pode hospedar seis mil pessoas ao mesmo tempo. O espaço foi originalmente criado em 1938 para a então Luftwaffe, e conta com quase 400 metros de altura e mais de mil metros de comprimento.

zepelin12Dentro do Tropical Islands Resort (fotografia de Immanuel Giel / Wikimedia )

zepelin13Vista aérea do Tropical Islands Resort (fotografia de Bmalina / Wikimedia )


RIGA MERCADO CENTR
AL – Riga, Letônia

zepelin14Panorama da cidade de Riga, com os hangares de dirigíveis (fotografia de Andrey Upadyshev / Flickr )

Muito menos ostensiva do que um parque aquático, quatro hangares Zeppelin em Riga, Letônia, ganharam um tipo diferente de reutilização. Cerca de três mil fornecedores estão instalados em 778 mil metros quadrados de hangares extintos, que representam hoje um dos maiores mercados da Europa. Um exemplo de prosperidade em grande escala dentro de uma arquitetura obsoleta.

zepelin15Dentro do Mercado Central de Riga (fotografia de Charlie / Flickr)

zepelin16Mercado Central em Riga (fotografia de William Whyte / Flickr )

 

MUSEU ZEPPELIN – Friedrichshafen, Alemanha

zepelin17Museu Zeppelin em Friedrichshafen, Alemanha (fotografia de Daderot / Wikimedia )

Relíquias de breve apogeu das viagens de Zeppelin são preservados em alemão no Zeppelin Museum, localizado em Friedrichshafen, onde o fatídico Hindenburg foi construído. O museu abriga, entre outros artefatos, uma réplica da cabine do dirigível condenado, ao lado de outras coleções históricas.

O local é um achado raro do otimismo que caracterizou os primeiros dias de viagem do dirigível, quando a então nova tecnologia transformou mais balões de ar quente em grandes aeronaves de passageiros.

zepelin18Zeppelin salão cabine reconstrução (fotografia de Daderot / Wikimedia)

zepelin20Zeppelin Museum (fotografia de Gary A. Baratta / Wikimedia )

 

HINDENBURG CRASH SITE (Lakehurst Naval Air Station) – New Jersey, EUA

zepelin19Hindenburg Memorial, em 2007 (fotografia de Paxswill / Wikimedia )

O grande ícone do fracasso Zeppelin, o desastre do Hindenburg é lembrado até hoje através de um memorial relativamente humilde. No local do fatídico acidente em Nova Jersey , um esboço de concreto no chão representa onde, em 6 de maio de 1937, 35 pessoas foram consumidas pelas chamas do dirigível, que se reduziu à cinzas num colapso de fogo. Projetado para a inflação com hélio, o balão foi preenchido com hidrogênio, um agente mais intenso de elevação do Zeppelin, porém, mais inflamável.

O desastre não foi o único protagonista a causar o fim da era do dirigível, mas certamente foi um dos que mais incutiu o sentimento de segurança na nova e surpreendente forma de aviação.

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O desembarque Hindenburg em Lakehurst, New Jersey, pouco antes de cair, em 1937 (via Internacional Fotos )

zepelin22Cenas do desastre do Hindenburg, em 1937 (via Wide World Photos / Pathé)

zepelin23Memorial Hindenburg (fotografia de Mike Romano / Wikimedia )

Imagens: Reprodução
Via Atlas Obscura

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