Conheça o Vant, o avião não-tripulado da Polícia Federal

vant1

No hangar, o Vant, sigla para o “Veículo Aéreo Não-tripulado”, da Polícia Federal, não parece nada discreto. A aeronave tem quase 17 metros de envergadura e outros nove de comprimento. Mas quando decola, este monomotor se transforma em um espião silencioso.

Sob investimento total de R$ 80 milhões para duas unidades, o Vant foi aquirido em 2009 pelo governo brasileiro para servir como uma ferramenta de apoio à investigação nacional. Sua função é simples e clara: produzir imagens de pessoas e lugares suspeitos.

vant

Para isso, não leva armamentos . A aeronave é extremamente silenciosa e conta com uma câmera de alta precisão, capaz de acompanhar alvos além de 10 quilômetros.  Capaz de voar 37 até horas seguidas sem abastecer, voa até 204 km/h e alcança uma altura de 10 mil metros.

Quase tudo no Vant é automático e programado. Mesmo se houver uma falha de comunicação, se ele perder o contato com a base, seus comandos e rotas são pré-definidos. Ele pode voltar para casa e pousar, sem ajuda de ninguém.

vant2

Antenas parabólicas e um satélite fazem a conexão entre o Vant e a sua estação de comando. A aeronave pode ser controlada a mais de mil quilômetros de distância – ou seja, de São Paulo (SP), o piloto conseguiria comandar o avião em Porto Alegre (RS).

Assista a uma reportagem completa sobre o desempenho deste curioso avião! 

Imagens Reprodução
Via Piloto Policial

Deixe aqui sua opinião