Conheça os bastidores de um show aéreo

Via Aeromagia

Dentre as milhares de pessoas que frequentam um evento aéreo, poucas devem imaginar o quanto é trabalhosa a organização que ocorre nos bastidores. Para se ter uma ideia de como funcionam os preparativos, confira  o resumo do briefing de um dos mais tradicionais shows aéreos que ocorrem atualmente no Brasil: o Domingo Aéreo da Academia da Força Aérea (AFA), realizado em Pirassununga (SP).

Todos os que irão voar na ocasião têm obrigação de participar do briefing. O evento, muito aguardado pela comunidade, tem papel fundamental na aproximação da população com a Aeronáutica e, portanto, todas as recomendações para o dia devem ser cumpridas à risca, sejam por militares ou pilotos da aviação civil.

A segurança de voo é sempre o primeiro assunto a ser tratado.  Ressalta-se que cada participante tem suas características próprias e que, de maneira alguma, deve haver competição entre pilotos durante o show.

domingo aereo1Imagem: Reprodução Clube da Aviação

Para a maior parte do público, só o fato de estar próximo aos aviões já é um grande acontecimento, de maneira que não é preciso exagerar nos voos e acrobacias. Uma lista de acidentes em demonstração aérea pelo mundo é exibida no encontro para lembrar que nem mesmo os melhores estão isentos de falhas. Por isso, a atenção deve ser redobrada diante de pessoas.

Dentro de todo esse cuidado,  são apresentadas aos pilotos as demarcações da área de manobras, destacando-se os limites que não podem ser ultrapassados – caso sejam, as atitudes são tomadas como infração (foul). Se a aeronave ultrapassar uma vez alguma dessas linhas, a torre emitirá um alerta. Se ultrapassar uma segunda vez, o piloto deverá pousar imediatamente, como forma de penalidade.

As linhas de “foul” são calibradas por uma aeronave, que realiza um voo no dia anterior para possibilitar que marcas sejam feitas na torre de controle.

No Domingo Aéreo,  o público se posiciona defronte os hangares e a pista central é utilizada exclusivamente para passagens baixas. Já a pista externa é o limite interno do box de manobras acrobáticas. Para a maioria, é proibido cruzar o eixo das duas pistas, passando sobre o público. Para outros,  a regra é diferente, como no caso da Esquadrilha Extreme e da Esquadrilha da Fumaça, que têm displays específicos de manobras.

domingo aerero2Imagem: Reprodução Esquadrilha da Fumaça

Os limites de altura definidos para as aeronaves também não são absolutos, podendo ser flexibilizado de acordo com o estilo de manobras. Para pilotos que se apresentam pela primeira vez na AFA, atualmente a altura mínima das manobras é de 500 pés, e, para as passagens baixas, a altura de 200 pés é igual para todos.

Também são verificadas as informações meteorológicas relevantes para o dia, tais como vento, nuvens, umidade, precipitação, visibilidade, temperatura, etc.

Passa-se então à organização dos horários de cada piloto, com as coordenadas de rádio e demais instruções para que ocorra perfeita sincronia durante a apresentação. O procedimento coloca que cada piloto comunique ao controle e solicite autorização para acionamento do motor cerca de 20 minutos antes da decolagem. Se houver atraso, o tempo será descontado do voo.

Para aviões menores, o acionamento dos motores deve ser fora da área dos hangaretes, e tampouco o cheque de motor pode ser perto do público.

domingo aereoImagem: Reprodução Web Asas

Caso em até 15 minutos antes do horário previsto o piloto não esteja pronto, a ordem dos voos poderá ser alterada,  impedindo que haja uma janela considerável no show. Portanto, todo demonstrador seguinte deve estar sempre de prontidão.

Durante o evento, cerca de cinco frequências ficam ativadas: duas para controlar o tráfego no setor E (torre e solo), duas para o setor W, e uma frequência tática. Caso ocorra falha nas comunicações em solo, o piloto deve regressar, se comunicando por sinais visuais. Se for em voo, a demonstração deverá ser interrompida, devendo o piloto sinalizar para a torre com as asas, e proceder ao pouso.

Por fim, são exibidos os nomes dos participantes e modelos de aviões que voarão, bem como os respectivos horários. O briefing se encerra com palavras de incentivo do comandante da Academia ao grupo, e todos os pilotos se dispersam, prontos para preparar os aviões e seus voos.

Confira um vídeo da decolagem de um F18 no Domingo Aéreo da AFA, realizado em maio de 2012:

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