Consagre a audácia e romantismo do Zeppelin no seu estilo

Os dirigíveis foram, de certa forma, os precursores da aviação. Não por menos, esta importante invenção que ganhou os céus com romantismo e elegância inspiram uma das estampas da nossa coleção de T-Shirts!

zeppelin t-shirt 2

Os balões dirigíveis conhecidos como Zeppelin foram criados pelo alemão Ferdinand Von Zeppelin, na virada do século 20. O primeiro dirigível de sua autoria, nomeado “LZ1”, possuía 128 metros de comprimento por 12 metros de diâmetro, dois motores de 16hp e armazenava grande quantidade de gás. Seu primeiro voo ocorreu em 2 de julho de 1900.

No Brasil, os dirigíveis Zeppelin começaram a atuar a partir da década de 1930. O primeiro pouso do chamado “Graf Zeppelin” aconteceu em 22 de maio de 1930, inaugurando a primeira linha de transporte aéreo comercial entre a Europa e o Brasil. As escalas aconteciam em Recife, na capital do Estado de Pernambuco.

graf zepelinImagem: Reprodução Wikipedia

zepelin brasil  Graff Zeppelin chegando ao Campo do Jiquiá | Imagem: Reprodução Gibanet

No local do pouso para as aeronaves, no bairro Jiquiá, foram instalados uma usina de gás e um pavilhão para os passageiros. A chamada “Torre de Atracação”, de 19 metros de altura, que fixava o dirigível no solo, ainda hoje está em pé – sendo a única do mundo.

As aeronaves alemãs possibilitavam voos incomparáveis, à velocidade de cruzeiro de 128 km/h, numa altitude que variava entre 300 e 3000 mil pés. Quando sobrevoavam cidades, baixavam a altura de voo, para permitir o desfrute das paisagens por parte do seus 35 exclusivos passageiros.

Fazendo escala no Recife, os dirigíveis Graf Zeppelin (LZ 127) e Hindenburg (LZ 130), operaram 147 voos entre o entre a Europa e América do Sul, até 1937. Neste período, foram transportados cerca de 3.360 passageiros em seus luxuosos ambientes.

zeppelin composição

Conheça mais sobre a história dos Zeppelins no Brasil!

Aproveite e tenha esta estampa exclusiva no seu repertório! Adquira já a sua T-shirt Zeppelin na loja virtual: www.h33.com.br

Deixe aqui sua opinião