Coronel Braga, um grande piloto brasileiro

O Coronel Aviador Antônio Arthur Braga, ou simplesmente Coronel Braga, é uma das maiores lendas da aviação militar brasileira. Verdadeiro herói nacional, ficou conhecido no meio aeronáutico pelos shows aéreos que realizou e também pela divulgação do nome do Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça, por todo o Brasil.

p1-4Imagem: Reprodução

Braga sempre teve sua vida dedicada ao Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. Primeiro como cadete, depois como instrutor e, por fim, como diretor do Museu Aeroespacial (Musal). É lá que, inclusive, esteve baseado seu lendário avião, um North American T-6 prefixo PT-TRB – ou “Toninho Rio do Braço”.

Este prefixo especial foi uma homenagem feita por seus amigos em 1978, quando ele recebeu o T-6 de presente, representando seu apelido e “Rio do Braço” de Cruzeiro (SP), cidade onde nasceu.

p1-2Imagem: Reprodução

Morador no Rio de Janeiro (RJ), iniciou sua carreira em 1952, quando ainda era estudante do 2º grau. Aprovado no exame para a Força Aérea Brasileira, seguiu carreira até chegar a oficial no Campo dos Afonsos, onde era localizada a Escola de Aeronáutica. Ainda por lá, fez o curso de cadete e se formou oficial aviador.

Em Natal (RN), Braga se formou no curso de bombardeiro de B-25, retornando ao Campo dos Afonsos para ser instrutor de voo, função na qual permaneceu por sete anos.

p1-3Imagem: Reprodução

Porém, a primeira demonstração da Esquadrilha da Fumaça, realizada em 14 de maio de 1952 no Campo dos Afonsos, fez com que Braga, então jovem cadete, se apaixonasse desde sempre pelas acrobacias aéreas do grupo. Não foi de se admirar que acabasse como membro da Esquadrilha, onde permaneceu por 17 anos, dos quais cinco à frente do seu comando.

Reverenciado até hoje, é visto por entusiastas e colegas de profissão como o maior “relações públicas” da aeronáutica no Brasil. Graças à sua dedicação, capacidade de liderança e extrema simpatia, milhares de jovens brasileiros também sentiram vontade de voar e se tornaram pilotos civis e militares.

p1Imagem: Reprodução

Coronel Braga faleceu em 2003, aos 71 anos de idade. Em entrevista, realizada pouco antes de sua morte, em 2002, declarou que sua fascinação pela aviação começou na infância, como a maioria dos aviadores. “Do mesmo modo como em qualquer criança ou jovem: quando passa por sobre suas cabeças um avião mais baixo, a atenção é logo atraída e a admiração cresce pelo fato de ser, o avião, um meio de transporte que tem essa capacidade de atrair e de fascinar”, declarou.

Assista também a uma reportagem sobre a Esquadrilha da Fumaça e o Coronel Braga:

O famoso PT-TRB ainda hoje se encontra em exposição no hangar da Esquadrilha da Fumaça, na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP). Para saber mais sobre a história do Coronel Braga, vale conferir a fanpage dedicada à memória deste grande aviador brasileiro: https://pt-br.facebook.com/coronelbraga

*Este post foi indicado pelo nosso leitor Helio Mendes! Você também tem um assunto interessante para nos indicar? Envie-o pelo nosso Facebook ou deixe seu recado aqui nos comentários!

Via Terra 360º  e Wikipedia

Deixe aqui sua opinião