Drones e realidade aumentada inovam na manutenção de aeronaves

Via Aerofatos

A companhia aérea britânica EasyJet está trabalhando no uso de novas tecnologias para apoio nas operações da sua frota de Airbus A319 e A320. Uma das escolhas prioritárias é o uso de drones modificados, que serão programados para digitalizar e avaliar os aviões, emitindo relatórios sobre qualquer dano possa exigir uma inspeção mais aprofundada ou trabalhos de manutenção.

droneImagem: Reprodução Drohnen.de

Os protótipos, que ainda estão em desenvolvimento, só devem ser apresentados no início do próximo ano. Segundo a Bristol Robotics Laboratory (BRL), empresa de robótica aérea responsável pelo projeto, a inspeção de aviões é uma ótima aplicação para os drones. Uma vez munidos de navegação inteligente e visão por computador, eles podem garantir dados precisos, mesmo em lugares com difícil acesso.

Outra novidade que promete causar grande avanço nas atividades de manutenção é o uso de tecnologias 3D e de realidade aumentada. A companhia aérea também anunciou a intenção de se servir dos recursos para visualizar, de forma remota, exatamente aquilo que o piloto ou engenheiro de voo estão enxergando, por meio do uso de óculos de realidade virtual.

Atualmente, este tipo de tarefa demanda o envio, feito pelos técnicos, de fotos por e-mail ao centro de operações de controle para tentar resolver o problema.

Deixe aqui sua opinião