Edmond Plauchut e o levantar voo da aviação brasileira

Embora o brasileiro Santos Dumont tenha voado pelo centro de Paris e ganho o título de “pai da aviação” em 1906, o “milagre do voo humano” só aterrissou no Brasil alguns anos depois. À época, em todo o mundo, voar era um misto entre esporte e ciência fantástica – o que não deixou de ser interpretado da mesma forma por aqui.

Um dos mais curiosos episódios do início da aviação brasileira ocorreu no Rio de Janeiro (RJ), então capital da República, e se tornou inspiração para uma das nossas estampas da coleção H3.

Em 22 outubro de 1911, um mecânico, chamado Edmond Plauchut, aceitou o desafio anunciado pelo jornal “A Noite” e levantou voo – em pleno centro da cidade –  a bordo de um monoplano, com vistas de ganhar uma recompensa no valor de dez contos de réis.

p5-3

p5

O intrépido aviador quase concluiu o itinerário proposto, que consistia em sair da Praça Mauá, contornar a Ilha das Cobras e pousar na Ilha do Governador – mas, por algum motivo, caiu no mar antes de completar a trajetória.

O prejuízo, no entanto, foi apenas material. Plauchut não se feriu e ainda entrou para a história como o homem que inaugurou a aviação na capital do país (leia também sobre o voo de Dimitri de Lavaud, ocorrido em 1910, em Osasco(SP), considerado o primeiro voo nacional)

Apesar das controvérsias, o feito foi mesmo grandioso. Segundo jornais da época, pessoas encheram a Avenida Rio Branco, então Avenida Central, ruelas da Lapa, janelas de edifícios e praças da zona portuária.

Quando Plauchut deu a partida no motor, os populares gritaram em coro seu nome. A sociedade carioca até então nunca tinham visto tal fenômeno, apenas demonstrações de outros tipos de voo, como o balão.

p5-4Edmond Plauchut

Apesar de protagonista de um relevante fato, o nome de Edmond Plauchut caiu no esquecimento. Diz-se que ele teria sido mecânico de Santos Dumont – o que nunca foi verdade!

Além do início da aviação no Brasil ser um tema não muito estudado, a dificuldade em encontrar registros sobre o aviador também se deve ao fato de que, à época, era comum a realização de concursos relâmpago deste gênero em diferentes lugares.

Saiba mais sobre o desafio de Edmund Plauchut

p5-2

Imagens: Reprodução
Via Revista de Historia

Deixe aqui sua opinião