Electra, o príncipe da Ponte Aérea Rio-São Paulo

Lendário na aviação brasileira, o Lockheed L-188 foi o primeiro avião turboélice comercial construído nos Estados Unidos, voando pela primeira vez em 1957. De médio porte, foi desenvolvido para atender uma exigência da companhia aérea American Airlines, proposto operar em rotas domésticas de curto e médio alcance.

O avião, no entanto, teve apenas um breve sucesso nos céus americanos, visto que um erro no projeto lhe rendeu uma fatídica série de acidentes aéreos, entre 1959 e 1960.

Porém, após corrigida a falha nas naceles dos motores, que fazia com que  gerassem uma vibração conhecida como “whirl mode” (e que culminava no rompimento de sua estrutura e sua separação da fuselagem), o Electra encontrou seu espaço também no Brasil – onde, por fim, fez grande história na nossa aviação comercial.

Para muitos pilotos e entusiastas, ele foi e sempre será o príncipe da Ponte Aérea Rio-São Paulo. Por ostentar tão nobre título, ele foi escolhido um dos grandes homenageados em nossa série de T-shirts da coleção H3, que celebram a memória da aviação nacional!

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p3-2Imagem: Reprodução Wikipedia

Após a retirada de serviço do último Vickers Viscount, da extinta Vasp, os Electra passaram a operar como um equipamento exclusivo na Ponte Aérea a partir de março de 1975. Neste uso, o número de assentos disponíveis para cada empresa do sistema (VarigCruzeiro, Vasp e Transbrasil) teve que ser calculado proporcionalmente à participação de cada uma no mercado.

Mas independente disso, os Electra eram sempre operados por tripulantes técnicos da Varig, com pessoal de cabine fornecido pela empresa que originasse o voo – se fosse um da Transbrasil, os comissários eram da Transbrasil.

Na Ponte, os Electra chegaram a sustentar uma média de 66 voos diários, com partida a cada 15 minutos e, se necessário, faziam voos extras. Essa frequência diminuía aos fins de semana, quando geralmente os voos eram realizados somente de hora em hora.

p3Imagem: Reprodução Wikipedia

O ciclo operacional desses aviões foi fechado no início da década de 1990, com números muito expressivos, fornecendo uma ideia do que ele representou ao desenvolvimento da aviação no país: à época, segundo estatísticas fornecidas pela Varig, a frota dos Electra já havia completado 777.140 horas de voo,  com 736.806 pousos – o equivalente a uma média de 55.510 horas de voo e 52.629 pousos por avião!

Celebre conosco o legado deste saudoso modelo com a nossa camiseta exclusiva:

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Em vídeo, relembre também sua uma reportagem que traz parte da inestimável história desta aeronave para o país:

Via Wikipedia

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