Exército brasileiro recebe os primeiros Panteras K2 modernizados

Via Aeromagazine

A Aviação do Exército (AvEx) deve receber em breve duas unidades do helicóptero Pantera K2, totalmente modernizadas, para avaliação técnica. As evoluções na configuração original da aeronave serão vistas em missão pelos diversos Batalhões de Aviação do Exército e o resultado determinará ou não a continuidade do programa com a Helibras, subsidiária da Airbus Helicopter no Brasil, para modernizar mais 32 unidades até 2020.

helicopteroImagem: Reprodução Aeromagazine

Os helicópteros K2 incorporaram o que há de mais avançado em equipamentos e ganharam uma vida útil para mais 25 anos de atividades. O Pantera K2 foi equipado com novas cablagens, dispositivo corta-cabo, novo capô do motor e novo motor Arriel 2C2CG, com 40% mais potência do que o anterior.

Além disso, recebeu um novo painel glass cockpit com piloto automático de quatro eixos – o que permite mais autonomia, maior velocidade e menor carga de trabalho aos pilotos.

O Pantera K2 tem capacidade operacional para um ou dois pilotos e mais 10 combatentes, com peso máximo de decolagem de 4.300 Kg. A velocidade máxima, que era de 150 kt, passou para 175 kt. O helicóptero também conta com compatibilização NVG, novos radares meteorológicos e altímetros, modernos rádios de navegação e de comunicação e um novo rotor de cauda, aumentando significativamente a performance e a segurança.

Caso seja efetivado o aditivo com a Helibras, o valor total previsto no contrato de modernização dos 34 helicópteros é de R$ 347 milhões. Vale ressaltar que a aeronave é a primeira totalmente certificada no Brasil pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), já que a nova versão foi totalmente desenvolvida dentro do país.

 

Deixe aqui sua opinião