F-86, o caça ocidental mais produzido durante a Guerra Fria

O Sabre F-86 foi um avião transônico de combate diurno criado para a Força Aérea Americana, ainda durante a Segunda Guerra Mundial. Desenvolvido pela North American no final de 1944, se tornou um dos caças mais produzidos no mundo ocidental, no tempo da Guerra Fria.

Sua boa reputação veio a partir da atuação na Guerra da Coréia, onde combateu os ágeis MiG-15. Tão logo no início do conflito, embora largamente ultrapassados em quantidade pelo inimigo, entre dezembro de 1950 a junho de 1951, os F-86 enviados obtiveram um total de 46 MIG-15 abatidos e 71 danificados, contra apenas sete deles perdidos – sendo um resultante de acidente operacional.

F 86 1Imagem: Reprodução History of Flight

Entre outras particularidades, foi o primeiro avião norte-americano a utilizar as pesquisas de voo, feito pelos nazistas no fim da guerra. As exigências do desempenho foram cumpridas, incorporando uma asa em semi-delta com 35° de enflexamento e estabilizador ajustável (o mesmo modelo de asas usada pelos Messerschmitt Me-262).

Embora já estivesse obsoleta ao final dos anos 1950, a aeronave provou ser adaptável e seu sucesso manteve sua produção em voga, abrangendo mais de 7.800 aviões entre os anos de 1949 e 1956, nos Estados Unidos, Japão e Itália. Outras versões foram construídas no Canadá e Austrália.

A exemplo de sua capacidade adaptável, a engenharia canadense adicionou 1.815 modificações na aeronave.  Sua produção mundial fechou em 9.860 unidades, sendo o caça ocidental mais fabricado da história.

f 86 2Imagem: Reprodução Fanpop

As propostas iniciais para cumprir as exigências da USAF para um caça de grande altitude, de escolta e de único assento foram feitas no final de 1944, e deviam utilizar como base o projeto original do FJ-1 Fury feito pela Marinha Americana.

O protótipo XP-86, que se transformaria no Sabre F-86, voou pela primeira vez em 1º de outubro de 1947. As versões de interceptação e bombardeio tinham 6 metralhadoras M3 .50 (12.7 mm) instaladas no nariz do avião. A versão F-86H tinha quatro canhões de 20 mm em vez das metralhadoras, os cartuchos utilizados nas metralhadoras continham magnésio, que foram projetados para se inflamar quando do impacto no alvo inimigo.

O F-86 foi utilizado em várias missões de combate pelo mundo, dentre elas a Guerra da Coréia, Guerra Fria, Crise de Taiwan, Guerra India-Paquistão, Guerra pela libertação de Bangladesh, Guine Bissau e Filipinas. Serviu também como caça da Força Aérea da Bolívia até o ano de 1994.

Gostou? Então aumente o som e acesse este vídeo de um belíssimo F-86 em escala 1/5 em ação!

Deixe aqui sua opinião