Helicóptero-guindaste russo opera no Brasil com capacidade para até 5t

Via Aeromagia e Cavok Brasil

Grande, forte e incomum. O russo Kamov Ka-32 é uma combinação eficiente que une a versatilidade de um helicóptero com a força de um guindaste. A aeronave, que chegou ao país por meio dos serviços da Helicargo, é singular no transporte de cargas içadas, embora suas aplicações tenham potencial para muito além disso.

Helicargo blogImagem: Reprodução Cavok Brasil

O guindaste, que se desloca à velocidade de cruzeiro de 120 nós (220 km/h), com quatro horas e meia de autonomia e que pode elevar até cinco toneladas, já atraiu a atenção de vários empreendedores. Da instalação de antenas e dutos, passando pela desobstrução de uma rodovia até a extinção de um incêndio florestal, suas aplicações são infinitas.

Longe de ser considerado elegante, não há nada de delicado nesse gigante russo, concebido para ser forte e robusto e cumprir difíceis missões. São nada menos do que 5,45 metros de altura por 15,9 metros de comprimento total.

Sua configuração também foge aos padrões tidos como normais, já que a aeronave opera sem rotor de cauda e possui dois rotores tripás, cujas dimensões ultrapassam as da fuselagem.

Kamov blogImagem: Reprodução Cavok Brasil 

Além disso, o conjunto de trem de pouso conta com quatro rodas apoiadas em quatro pontos, coisa rara em helicópteros. Mesmo porque, não é qualquer um que sai do chão com um peso máximo de 11 toneladas de carga interna ou incríveis 12.700 kg de carga externa, o que só é possível graças às duas turbinas russas TV3-117VMA – cada uma capaz de gerar 2.400 shp de potência máxima.

Em relação à competência do Kamov Ka-32, no Brasil, não há termo de equiparação. Veja mais sobre as características desta aeronave peso pesado em vídeo:

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