Helicóptero híbrido X3 alcança mais de 470 km/h

Ao se pensar em helicópteros, não se costuma considerar que sejam aeronaves desenvolvidas para atingir altíssimas velocidades, mas sim para sobrevoar regiões e dinamizar o deslocamento em algumas situações.

Entretanto, é claro que helicópteros para uso militar e também para outras finalidades, como socorro médico e resgate, podem realmente precisar de mais do que apenas estabilidade. Dessa forma, há algum tempo estão sendo feitos grandes investimentos em inovação aérea para torná-los mais rápidos.

helicoptero rapido1Imagem: Reprodução Gallery Hip

A exemplo desta meta, o helicóptero híbrido X3, da Airbus Helicopters (Eurocopter), já pode oferecer velocidades muito maiores do que a média dos helicópteros atuais. Utilizando cinco hélices – sendo uma principal e mais quatro auxiliares – a aeronave conseguiu atingir a marca de 472 km/h.

O recorde de velocidade foi atingido no dia 7 de junho de 2013, segundo informações divulgadas pela montadora. A aeronave, que é utilizada pela guarda costeira americana, cumpriu a façanha em um voo de 40 minutos a 10 mil pés de altura. O teste foi realizado na região de Istres, sul da França.

helicoptero rapid3Imagem: Reprodução Luxatic

helicoptero rapido2Imagem: Reprodução Inflyght Aéreo

Além desse voo, em um teste de descida a aeronave bateu a marca de 487 km/h. Segundo a empresa, o X3 é um “demonstrador de tecnologia para um sistema de transporte que oferece velocidade em uma aeronave turboélice”.

Deixe aqui sua opinião