“Eu entrei com 18 anos na Escola de Especialistas, antigamente sediada no Galeão. Com 19 anos, eu me formei Terceiro Sargento e, um mês depois, já estava viajando para a guerra”.
O depoimento é do Major Especialista em aviões, João Rodrigues Filho, de 92 anos. Mecânico do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1° GAVCA), ele e outros 120 especialistas foram fundamentais para a campanha de sucesso do Brasil ao lado dos aliados na Segunda Guerra Mundial. A Força Aérea Brasileira participou da guerra com as potências aliadas para lutar contra o nazifacismo.
O Primeiro Grupo de Aviação de Caça, subordinado ao 350° Fighter Group da Força Aérea Americana, levou 25 aeronaves de caça P-47 Thunderbolt para a Itália. Segundo o militar, o avião era uma “máquina”. “O P-47 era um avião fantástico. Ele era um avião extremamente forte. A aeronave decolava com duas bombas de 500 libras nas asas e uma embaixo do trem de pouso, além de oito metralhadoras com 500 tiros cada uma”. O Major João ainda complementa, dizendo que o esquadrão atingia regularmente um feito operacional: mais de 90% de disponibilidade das aeronaves nos céus, ou seja, os especialistas sempre deixavam a grande maioria dos aviões em condições de voar. “A importância desses militares para a guerra foi manter os aviões disponíveis. Na aeronave de caça, só quem voa é o piloto, então, nós não voávamos, mas deixávamos o avião pronto para decolar”, afirmou.
No último mês de guerra, um relatório do 350° Fighter Group demonstrou a importância do esquadrão brasileiro. No período de 6 a 29 de abril de 1945, os brasileiros realizaram 5% das missões feitas pelo comando aerotático dos aliados, mas foram responsáveis por um total de 15% de veículos e 28% de pontes destruídas, além de 36% dos depósitos de combustíveis e 85% dos depósitos de munição danificados.
De acordo com o major, os sargentos foram fundamentais para a guerra, especialmente, os mecânicos, os especialistas em lanternagem e os especialistas em rádio. “Muitas vezes, o avião chegava avariado. Nesses casos, o mecânico e o especialista em lanternagem tinham que fazer os reparos, colocar remendos na aeronave. Tinha avião que era cheio de marquinha de buraco”, lembra.
Paixão por aviões
Apaixonado por aviões desde menino, o Major João mantém uma coleção de pequenas aeronaves em casa. Ele é grato à Força Aérea por ter realizado seu sonho. “Eu tinha muito orgulho de ser o que eu era: Sargento Especialista da Força Aérea Brasileira e de ter servido na guerra”, conta.
Durante a época na Itália, os militares eram responsáveis por determinada aeronave e criavam uma relação especial com ela. “Eu tinha 54 quilos, era muito magro, mas tinha um avião. Para mim, isso possuía uma importância muito grande. A relação que nós tínhamos com a máquina era: eu, o avião e o piloto”, concluiu.
Fonte: adaptado. www.fab.mil.br