“Lift”, o voo de parapente nada radical

É comum o parapente ser enquadrado no grupo dos“esportes radicais”. Porém, esta modalidade é, na maioria das vezes, o oposto polar do radical.

No aspecto técnico, o parapente é a aeronave que tem a menor velocidade de deslocamento possível. Em termos práticos, isto significa muita suavidade tanto para decolar, pousar, quanto para voar.

p4-2

 

Conforme explica o instrutor Silvio Ambrosini, na maior parte do tempo, o vento nas rampas de decolagem sopra de intensidade calma para moderada – o que em números, significa cerca de 20km/h.

Em média, o aparelho se desloca no ar a cerca de 35km/h, dando uma resultante de apenas 15km/h quando o piloto se desloca contra o vento. Ou seja, a experiência de voar de parapente pode ser considerada algo como quase flutuar sobre o chão.

A categoria mais comum, mais fácil e mais praticada no mundo reforça esta ideia. Popularmente chamado de voo de “lift” pelos pilotos, o “voo de ascendente dinâmica” consiste em aproveitar o desvio para cima que o vento faz ao passar por uma montanha para permanecer voando sem perder altura, mantendo-se sustentado – pairando, como um anjo.

Imagine estar pendurado no céu, a cerca de 200 m de distância de uma linda montanha, com um maravilhoso por do sol ao fundo, num voo absolutamente liso e confortável?

É fácil entender esta lógica, já que o parapente é um tipo de planador e, consequentemente, não possui propulsão – ele irá sempre perder altitude se o ar não o impulsionar para cima. Neste caso, o ar está se movendo convectivamente, forçado pela saliência da montanha, criando uma espécie de colchão de ar que serve de sustentação extra para o parapente. Na aviação, usa-se o termo “turbulência orográfica”.

p4

 

Uma vez que está ventando, a velocidade em relação ao solo é muito baixa, tornando o voo de lift muito suave e agradável. Dá para imaginar que excitante deixar o chão como que erguido aos céus, ficar um tempão curtindo a paisagem e depois fazer uma manobra e retornar exatamente para o mesmo local de onde você saiu?

Brincadeiras como entregar objetos ou tocar as mãos dos pilotos que se aproximam da rampa são muito comuns. Tudo isto faz do voo de lift uma delícia que apaixona qualquer pessoa, seja ela aficionada ou não pelo esporte.

Em vídeo, confira um impressionante registro, que certamente vai fazê-lo querer experimentar:

Saiba mais sobre voo lift!

Imagens: Reprodução
Via Terra 360 graus

Deixe aqui sua opinião