A manobra conhecida como “S” sobre Estrada é uma operação na qual a projeção do percurso sobre o solo percorre semicírculos de raios iguais – em ambos os lados de uma referência. Para realizá-la, determine o vento e escolha uma referência no solo que seja uma reta, tal como estradas, rodovias, linhas férreas, etc., sendo que estas sejam perpendiculares ao vento. Mantenha 700ft e escolha um local para pouso de emergência.
Erros comuns por parte do piloto-aluno para a realização da manobra S
1- Não corrigir o vento, esquecendo-se de aumentar ou diminuir a inclinação das asas quando necessário;
2- Não cruzar a estrada, com a aeronave perpendicular à mesma e com as asas niveladas;
3- Variar altitude;
4- Realizar a manobra fora da altitude correta (700ft).
A dica é: inicie com um voo reto e nivelado, cortando a estrada a 90º. Um giro de 180º é iniciado imediatamente após tê-la atravessado. As curvas com vento de proa devem ser iniciadas com pouca inclinação lateral, aumentando-a logo que a distância percorrida seja suficiente para completar a curva de 180º. As curvas de pequena inclinação lateral requerem um raio de curva maior, o que aumenta a sua duração e compensa a ação contrária do vento de proa.
As curvas com vento de cauda devem ser iniciadas com grande inclinação lateral, a qual será reduzida logo que a distância percorrida seja suficiente para permitir completar a curva de 180º. Uma grande inclinação lateral permite a execução de curvas de raio menor, além do controle de deriva. Essa manobra pode ser praticada a qualquer momento, inclusive por pilotos veteranos que desejam aperfeiçoar o controle sobre as curvas e os controles de voo nessa fase. Afinal, treinar nunca é demais.
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Bons ventos!