Menor helicóptero do mundo opera até 140kg

Com o design que lembra as aeronaves dos desenhos animados futuristas, o menor helicóptero do mundo é uma mistura real entre fantasia, praticidade e inovação. Criado pelo empresário japonês Gennai Yanagisawa, o protótipo Gen H-4, que está em fase de testes, deverá em breve se tornar um produto em escala.

p5-2

A miniaeronave pesa 75kg, mas voa a até 100 km/h sem problemas, com capacidade plena para carregar uma pessoa de até 140kg a curtas distâncias. O Gen H-4 chega a um máximo de 3 mil metros de altitude e sua autonomia máxima de voo é de uma hora.

O projeto é equipado com dois motores de quatro tempos, mais um motor com partida elétrica e um paraquedas. Estável e suave, sua potência máxima contínua é de 7,5 hp cada (daí a designação H-4) e suas hélices são feitas de Kevlar, um composto de carbono, que trabalham em direções opostas.

Yanagisawa trabalha no conceito do aparelho desde o início dos anos 1990, mas apenas recentemente, com o modelo Gen H-4, conseguiu viabilizar sua ideia. No momento, a GenCorp busca parceiros no exterior, pois só é possível vender o artefato em países onde haja suporte de treinamento e manutenção, por ora algo restrito ao Japão.

p5-3

Prático e de fácil manejo, a intenção é que a tecnologia chegue ao consumidor final com valor mais atraente do que os similares. Por cerca de US$ 30 mil, deverá ser possível obter um kit para montagem do helicóptero – mas a tendência é que, no futuro, o valor caia ainda mais.

Veja detalhes sobre a invenção em reportagem do programa Fantástico:

Teria coragem de ter um? Deixe a sua opinião nos comentários!

Imagens: Reprodução
Via Revista Veja e Blog Engenharia É 

Deixe aqui sua opinião