Mustangs criados pela Ford têm inspiração na aviação

Perfil aerodinâmico, aerofólios, pintura especial, painel de instrumentos e muita potência. Isso tudo poderia ser a descrição de grandes aeronaves, mas não: trata-se de carros para voar baixo, os famosos Mustangs, totalmente inspirados em aviões caça e até em foguetes.

Mustang GT inspirado nos caças Thunderbirds

A Força Aérea dos EUA se juntou a Ford para criar uma edição especial do Mustang GT, com referências aos caças Thunderbirds. O Mustang recebeu pintura em vermelho, branco e azul – as mesmas cores dos modelos F-16 Falcon usados pela equipe de acrobacias Thunderbird.

mustang-gt-inspirado-nos-cacas-thunderbirds

O modelo também recebeu rodas de liga leve de 22 polegadas e diversos equipamentos na parte interna, como novo painel de instrumentos e luzes que projetam a silhueta de um avião quando as portas se abrem. O carro foi leiloado e teve sua renda arrecadada revertida para o programa EAA World Eagles, que ajuda a formar novos pilotos da Força Aérea Americana.

Em 2011, uma história semelhante aconteceu. Em comemoração aos 100 anos dos Blue Angels – equipe de acrobacias aéreas do Esquadrão da Marinha dos Estados Unidos -, um Ford Mustang foi preparado para ir a leilão em um evento beneficente em Oshkosh, Wisconsin a fim de levantar fundos para o EAA Young Eagles.

Mustang em homenagem a equipe de acrobacias aéreas Blue Angels

O Mustang recebeu pintura em azul metálico e grafismos em amarelo feitos à mão – cores que pertencem aos uniformes e aos aviões da equipe de acrobacias. O carro conta, também, com rodas esportivas, aerofólio, bancos Recaro e o mesmo motor das demais versões do Mustang: o 5.0 V8 de 624 CV de potência.

mustang-em-homenagem-a-equipe-de-acrobacias-aereas-blue-angels

O modelo foi arrematado por US$ 400 mil, por um comprador da Califórnia que ainda levou um capacete autografado pelos seis integrantes do Blue Angels.

mustang-em-homenagem-equipe-de-acrobacias-aereas-blue-angels

Mustang inspirado no bravo caça P-51 Mustang

Para todos os aficionados por alta potência, carros e aviões, o mais legal é saber que o Ford Mustang foi desenvolvido com inspiração em sua versão alada, o bravo P-51 Mustang – exímio caça combativo da Segunda Guerra Mundial. E foi assim que o setor de engenharia e design da Ford, mais uma vez, entrou em cena para a alegria de todos os fanáticos, o Red Tails Edition GT.

mustang-inspirado-no-bravo-caca-p51-mustang

Seu projeto de pintura faz referência às aeronaves que voaram pela Tuskegee Airmen, o Esquadrão de Caça composto por pilotos afro-americanos famosos por seus Mustangs de cauda vermelha.

mustang-inspirado-no-caca-p51-mustang

Mustang inspirado nas missões Apollo

Recentemente, uma edição especial do Mustang inspirada nas missões espaciais Apollo foi leiloada no EAA AirVenture Oshkosh 2015 – um dos principais eventos de aviação do mundo. O Mustang Apollo Edition foi feito a partir do Mustang GT 2015 fastback e é equipado com motor 5.0 litros de 635 CV de potência. Ele tem difusor dianteiro de fibra de carbono, aerofólio traseiro e iluminação em LED sob o assoalho como referência à reentrada da nave na atmosfera. O tema espacial continua na cabine, incluindo bancos em couro preto com detalhes em branco e vermelho, painel de instrumentos modificado com medidores de alto desempenho, soleiras e acabamento especial nas portas e tapetes.

mustang-inspirado-nas-missoes-apollo

A edição especial inclui um pacote de desempenho com Supercharger (turbo), saídas de escapamento laterais e traseiras, suspensão com tunagem esportiva, freios da grife Brembo e rodas personalizadas Forgiato de 21 polegadas.

mustang-com-inspiracoes-nas-missoes-apollo

O Mustang foi leiloado em benefício da Experimental Aircraft Association (EAA), que oferece programas educativos para jovens nesta área nos Estados Unidos. Foi a oitava unidade doada pela montadora à entidade – as sete anteriores arrecadaram quase US$ 3 milhões, sendo todas inspiração em conquistas obtidas no setor.

Fonte: adaptado AutoKinesis  http://carplace.uol.com.br http://www.icarros.com.br 

Deixe aqui sua opinião