NASA lança quatro satélites para estudar campo magnético

Na quinta-feira, 12 de março, a NASA lançou quatro satélites para estudar o campo magnético que rodeia a Terra e suas interações com os ventos solares que, em alguns casos, podem afetar as telecomunicações e as redes elétricas.

nasa-lanca-satelites-para-estudar-campo-magnetico

A nave Atlas, da empresa americana United Launch Alliance, decolou de Cabo Cañaveral, na Flórida, exatamente às 22h e 44min do horário local (23h e 44min em Brasília) com os quatro satélites. As quatro naves espaciais idênticas – de 1,2 toneladas cada – fazem parte da missão “MagnetosphericMultiscale” ou MMS, que durará dois anos, e voarão em formação de pirâmide, o que permitirá obter imagens em 3D e recolher uma grande quantidade de informação dessa zona de colisão entre o campo magnético terrestre e as partículas solares que chegam a grande velocidade e formam seu próprio campo magnético, a cerca de 60.000 km da Terra.

O campo magnético do nosso planeta normalmente o protege dessas partículas. Porém, quando há erupções solares de alta potência, ocorre um fenômeno chamado de reconexão magnética na magnetosfera terrestre, responsável pelas auroras boreais e também pelas tormentas magnéticas, que podem perturbar os satélites de comunicações e as redes elétricas.

“A reconexão magnética é um dos fatores mais importantes nos fenômenos meteorológicos espaciais”, explica Jeff Newmark – diretor da divisão de heliofísica da NASA.

FONTE: Notícias de Ciências e Tecnologia em www.msn.com.br/pt-br

 

Deixe aqui sua opinião