NASA testa asa de aeronave que substitui flaps

A NASA apresentou frutos do seu Projeto “Aviação Verde”, que pretende desenvolver tecnologias para tornar os aviões do futuro mais silenciosos e mais econômicos em termos de consumo de combustível.

Os resultados envolveram os primeiros testes reais de uma asa cuja superfície é flexível e que pode mudar de forma durante o voo – de forma contínua, sem peças separadas. Ou seja: uma asa metamórfica.

NASA asa (1)Imagem: Reprodução

De acordo com um comunicado publicado no site oficial da própria agência, o sistema promete revolucionar o cenário da aviação. Desenvolvido em parceria com o Laboratório de Pesquisas da Força Aérea dos Estados Unidos, a nova tecnologia visa substituir os flaps, peças móveis localizadas na asa dos aviões e que mudam de posição de acordo com a necessidade do piloto.

Nos testes, os engenheiros substituíram os flaps de alumínio convencionais por uma montagem avançada que forma uma superfície dobrável sem emendas, chamada ACTE (do inglês Adaptive Compliant Trailing Edge, ou “bordo de fuga adaptativo”, em tradução livre). Na única foto do projeto divulgada pela agência, a asa possui um design diferenciado e curioso, com pontas que lembram muito um sistema de molas.

A expectativa é que o sistema consiga melhorar a aerodinâmica dos aviões, permitindo que eles viagem com maior velocidade, usando menos combustível. Além disso, asas fabricadas com a tecnologia são mais leves do que aquelas dotadas de flaps.

A NASA pretende fazer mais testes do ACTE antes de divulgar maiores informações sobre a tecnologia, testando diferentes ângulos da asa durante uma viagem – no voo de estreia, as partes flexíveis foram travadas em apenas uma posição durante todo o percurso.

“Nós progredimos partindo de uma ideia inovadora, amadurecemos o conceito por meio de vários projetos e testes em túnel de vento, até chegarmos a uma demonstração final que deverá provar à indústria aeroespacial que esta tecnologia está pronta para melhorar drasticamente a eficiência das aeronaves”, disse o engenheiro Pete Flick, um dos responsáveis pelos testes.

Os ensaios de voo servirão para determinar se as asas metamórficas são realmente uma abordagem viável para melhorar a eficiência aerodinâmica e reduzir o ruído gerado durante pousos e decolagens.

A agência espacial alemã já vem realizando testes com asas morfológicas que alteram sua parte anterior, os chamados slats. Engenheiros chineses estão trabalhando em uma asa totalmente ativa, mas que ainda não foi testada em voo.

Uma das vantagens da abordagem utilizada pela NASA é a possibilidade de sua aplicação nos aviões atuais, que poderão ser modernizados caso a tecnologia se mostre vantajosa e seja aprovada pelas autoridades responsáveis.

Via Inovação e Tecnologia e Tecmundo

 

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