O legado de Roland Garros

O nome Roland Garros nos remete quase sempre ao conhecido e elegante torneio de tênis. Poucos sabem, porém, que esta célebre personalidade foi em vida um dos mais famosos aviadores franceses de todos os tempos! Nascido em 1888, em Saint-Denis, Roland Garros começou sua história com as asas muito cedo, a bordo de um Demoiselle. A partir de 1911, ele participou e venceu muitos dos principais torneios de aviação europeus da época, pilotando monoplanos produzidos pela Bleriot.

rolland2Imagem: Reprodução

Sua maior conquista, que o tornou um ídolo francês tão celebrado quanto Charles Lindbergh, ocorreu em 1913. No comando de um Morane-Saulnier, Garros foi o primeiro piloto no mundo a cruzar os 725 km do Mar Mediterrâneo, partindo da cidade de Frujus, no sul da França, e chegando a Bizerte, na Tunísia. Durante a Primeira Guerra Mundial, ele se tornou piloto de combate e atingiu o status de ás da aviação ao conquistar cinco vitórias em missões. No entanto, quis o destino que ele morresse vítima de “fogo amigo”, a apenas um mês do fim da Segunda Guerra.

rolland1Imagem: Reprodução

Também como piloto de provas, Garros foi uma personalidade de grande contribuição para a indústria aeronáutica e entrou para a história por sua paixão pela aviação.

Confira mais sobre a história de Roland Garros 

Deixe aqui sua opinião