O mistério do F-117 Nighthawk: aposentado ou não?

Oficialmente, desde 2008, o F-117 foi retirado de serviço e, teoricamente, a frota dos primeiros caças furtivos operacionais no mundo não está mais em operação na Força Aérea dos EUA (USAF). Mas não é bem o que parece.

f117 2Imagem: Reprodução

Rumores de que continuavam a voar nos desertos à sudoeste dos EUA ganharam ares mais reais. Recentemente, foram reveladas ao mundo fotos inequívocas, em que pelo menos dois F-117 aparecem em operação na base de testes de Tonopah, no Nevada.

A Força Aérea dos EUA preferiu não comentar a respeito do tema, contribuindo para fomentar as especulações. É sabido que manter pequenas frotas de um tipo de aeronave específica fica extremamente caro. Mesmo que poucos F-117 estejam voando, não devem ser baratos.

Há a possibilidade de que as aeronaves sirvam para “testes de assinatura radar“, acrescentando que também podem servir para testes de aerodinâmica e até mesmo para testes de fadiga dos materiais que foram usados no modelo, de modo a mensurar parâmetros técnicos com o tempo.

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f117 1Fotos mostram  F-117 em operação seis anos após a retirada oficial | Imagem: Reprodução Lazy G Ranch

Outras opções incluem testes de novos equipamentos e tecnologias, eventualmente ligadas com sistemas de busca por infra-vermelhos e mísseis terra-ar.  No entanto, há também a possibilidade de que estejam voando como veículos não tripulados (VANT), com capacidade de combate.

De qualquer modo, este novo capítulo na história do F-117, não é mais do que a continuação do enredo de mistério que sempre rodeou a aeronave, que foi mantida operacionalmente em segredo durante vários anos, até a sua apresentação oficial, em 1988. E a menos que a sua função venha a tornar-se mais proeminente, ou os gastos demasiado altos para serem escondidos, talvez se não chegue a saber tão cedo o fim desta história.

Atribuído à Lockheed Advanced Development Projects, sendo desenvolvido em projeto de alto sigilo, o F-117A Nighthawk da USAF foi o primeiro avião no mundo dotado de tecnologia de camuflagem (stealth, em inglês) a baixa altitude. Seu primeiro voo foi realizado em 1981, apenas 31 meses após a decisão da produção em massa.

O primeiro F-117A saiu em 1982 e a sua capacidade operacional  foi estabelecida em outubro de 1983. O último avião seria entregue no verão de 1990. A Força Aérea dos Estados Unidos negou a sua existência até 1988 e, em abril de 1990, um exemplo foi exibido em público na Base Aérea de Nellis, em Nevada.

O aparelho foi utilizado várias vezes em diferentes guerras contemporâneas. A sua primeira missão real foi no Panamá, na Operação Justa Causa, em 1989. Participou da Guerra do Golfo, onde largou bombas inteligentes em alvos iraquianos. Tem sido utilizado, desde então, também na Guerra  do Kosovoem 1999, no Afeganistão e na Invasão do Iraque.

f117 3Imagem: Reprodução

Conheça a ficha técnica do F-117 Nighthawk:

Fabricante: Lockheed Martin
Função: Missão Bombardeiro, ataque furtivo
Tripulação: 1
Comprimento: 20.09 m
Envergadura: 13.20 m
Altura: 3.78 m
Área (asas): 73 m²
Peso Tara: 13,380 kg
Peso total: 23,814 kg
Motores: 2x General Electric F404-F1D2 turbofan
Força (por motor): 48.0 kN
Velocidade máxima: 1230 km/h
Armamento: 2x bombas do tipo Mk-84, GBU-10 Paveway II, GBU-12 Paveway II, GBU-27 Paveway III, BLU-109, Mk-61 ou WCMD

Via Pássaro de Ferro e Wikipedia

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