O piloto arremeteu: afinal, o que isso quer dizer?

Avião arremete após tentativa mal sucedida de pouso. Ninguém ficou ferido”. Certamente, você já viu ou ouviu uma manchete parecida ser divulgada em algum noticiário. E, se você não é piloto, também certamente ficou em dúvida a respeito da função deste procedimento, quase sempre questionado como um causador de acidentes.

Porém, diferente do que a maioria dos jornais costuma alardear, a arremetida é uma manobra que visa a segurança – e não um procedimento que potencializa o risco para um voo. É algo simples, como pousar e decolar, sem parar o avião, e sem sair da pista.

arremeterImagem: Reprodução Techly

 A arremetida não é uma situação usada em última instância: é um procedimento normal, para o qual os pilotos foram treinados e estão sempre preparados. Em geral, se decide não pousar e executar o procedimento em razão da aeronave não estar estabilizada ou porque não há referências visuais com a pista. Ou seja, para evitar um desastre é que os pilotos decidem arremeter.

Por ser algo tão natural para a tripulação, há quem brinque que um pouso nada mais é do que “uma arremetida que não deu certo”. Confira em vídeo um exemplo da tranquilidade da equipe na cabine de comando durante o procedimento:

É claro que, para os passageiros, ver um avião “subir de novo” é desconfortável. Pode se imaginar que está ocorrendo um problema que só foi percebido na hora de descer e que, caso fosse realizado o pouso, a aeronave poderia vir até a explodir!

Contudo, a arremetida ocorre por motivos bem menos dramáticos. O avião já está voando ele foi feito para voar – logo, não há motivo para “forçar” um pouso, se isso não é o mais correto. Melhor começar tudo de novo e garantir que todos cheguem com total segurança ao destino.

Em 2013, um fórum foi realizado pela Eurocontrol, pela Flight Safety Foundation e pela Associação das Empresas Aéreas Europeias para discutir especificamente a manobra de arremetida. A conclusão não foi nova, mas vale repetir: a arremetida “é uma fase normal do voo e os pilotos devem ser encorajados a arremeter quando as condições assim demandam”.

Via Aviões e MúsicasGazeta do Povo

Deixe aqui sua opinião