O significado dos códigos de voo

Os códigos de voo expostos nos quadros dos aeroportos, formados por números e letras, mais parecem uma combinação de dígitos meramente aleatória. No entanto, estas sequências contêm, de fato, informações relevantes. Saber interpretá-las pode servir para que você tenha uma ideia melhor de com quem e para onde está indo!

codigos de vooImagem: Reprodução

Embora não sigam uma regra totalmente padrão e imutável, a aviação civil internacional costuma seguir especificações semelhantes no mundo inteiro em relação aos códigos dos voos. As duas primeiras letras, por exemplo, geralmente indicam o nome da companhia aérea responsável – sendo comum o uso das mesmas iniciais do nome da empresa.

A exemplo, “AF” significa Air France, “BA” representa a British Airways e “IB” identifica a companhia Iberia. Mas isso não é uma regra plena, pois a Tam é representada pelas letras JJ, e a Gol pelo código G3.

Já no que diz respeito aos números, geralmente os voos com destino leste e norte são identificados por números pares, enquanto os voos que vão para sul e oeste recebem os valores ímpares. (Novamente, vale lembrar que também existem casos com exceções à regra.)

Outra característica interessante está relacionada à “escala de valor” dos voos. Geralmente, quanto mais baixos os números do código, mais importante é a rota para uma determinada companhia aérea. Ou seja: um voo que é assinalado por apenas dois dígitos, provavelmente representa uma das principais (e mais rentáveis) rotas de uma determinada companhia.

Além disso, algumas vezes, quando se trata de um trajeto de ida e volta, há preferência de que esses voos sejam representados por uma combinação que traz um número maior ou menor de diferença entre eles.

Por exemplo, o trajeto Philadelphia -St. Marteen, da US Airways, é realizado pelo voo 1209 (sentido sul), sendo que o voo de volta (sentido norte) é feito pelo 1208.

É também comum que os códigos das rotas permaneçam os mesmos durante anos a fio, sendo modificados somente em caso de incidentes ou desastres aéreos. É por essa razão que muitas tragédias que entram para a história são lembradas pelo seu número de voo.

Via Mega Curioso

Deixe aqui sua opinião