Os 10 aeroportos mais movimentados do mundo

Um aeroporto movimentado é uma importante fonte de trabalho para companhias aéreas, logo, também para os pilotos. Aliás, quanto maior o movimento em um aeroporto, maior importância comercial ou turística costuma ter a região em que está inserido.

No entanto, há também os aeroportos que servem como “HUBs”, conectando frotas internacionais e regionais.

Porém, o movimento em um aeroporto é talvez um dos volumes mais complexos a se definir. Basicamente, são considerados três critérios nessa constante: a quantidade de passageiros em trânsito pelo local, a quantidade de carga transportada através dele em toneladas métricas e a quantidade de pousos e decolagens nele ocorridos.

Confira os dez dos aeroportos considerados mais movimentados no mundo atual:

10. Dubai International Airport, Emirados Árabes Unidos

maiores aeroportos (9)

Os recentes investimentos dos Emirados Árabes na estrutura turística e hoteleira de Dubai transformaram a cidade em um dos destinos mais caros (e requisitados) do mundo. No Aeroporto Internacional de Dubai, sete mil voos semanais são operados por 140 linhas aéreas, ligando os Emirados Árabes a mais de 230 destinos ao redor do planeta.

Esse cenário também fez de Dubai o sétimo aeroporto mais movimentado em volume de passageiros, e o segundo mais movimentado em passageiros internacionais.

 

9. Soekarno Hatta International Airport, Indonésia

maiores aeroportos (8)

O Aeroporto Internacional Soekarno-Hatta é o principal aeroporto da Indonésia. Serve à cidade de Jacarta, onde se encontra uma das mais importantes bolsas de valores mundiais. Conforme os dados disponíveis, datados de 2012, passaram pelo aeroporto 57.772.762 passageiros e 342.473 toneladas métricas de carga, em pousos e decolagens que contabilizaram 369.740 movimentações de aeronaves.

 

8. Dallas/Fort Worth International Airport, EUA

maiores aeroportos (7)

O aeroporto de Dallas, no estado americano do Texas, é um dos mais importantes pontos de encontro dos Estados Unidos. Faz parte de um seleto grupo de oito aeroportos mundiais, que são os únicos a servir mais de 200 destinos. É o quarto aeroporto mais movimentado do mundo em movimentação de aeronaves, e o nono mais movimentado em transporte de passageiros. É também considerado o melhor aeroporto de carga do mundo, de acordo com a revista Air Cargo World.

Uma curiosidade é que Dallas possui nada menos do que sete pistas (das quais três têm o mesmo rumo magnético). É um dos poucos aeroportos, portanto, em que uma cabeceira possui pista esquerda, direita e central. Suas colossais dimensões ocupam uma área pertencente a quatro cidades: Irving, Euless, Grapevine e Coppell.

 

7. Charles de Gaulle Airport, Paris, França

maiores aeroportos (6)

Localizado na cidade-luz, Paris, o aeroporto Charles de Gaulle é o principal aeroporto da França, e um dos principais centros de aviação mundiais. É o segundo aeroporto mais movimentado da Europa em transporte de passageiros. Em relação ao movimento de aeronaves, é o aeroporto mais movimentado da Europa, e o décimo mais movimentado do mundo.

No que tange o transporte de carga, é o quinto mais movimentado do mundo, e o segundo mais movimentado da Europa, atrás apenas do aeroporto de Frankfurt, na Alemanha.

 

6. Los Angeles International Airport, USA

maiores aeroportos (5)

Sua estrutura principal, conhecida mundialmente pelo formato de disco voador, faz do aeroporto internacional de Los Angeles, popularmente conhecido como LAX (se pronunciam as três letras separadamente) um local emblemático. Em 2013, passaram por ali 66.667.619 passageiros.

A administração do LAX alega ainda que o aeroporto é o mais movimentado do mundo em origens e destinos, ou seja, que possui o maior movimento de passageiros que não estejam em conexão.

 

5. O’Hare International Airport, Chicago

maiores aeroportos (4)

Até o ano de 2005, o Aeroporto Internacional O’Hare, de Chicago, EUA, era o mais movimentado do mundo. Porém, devido ao seu grande número de atrasos em voos, suas operações sofreram limitações impostas pelo governo federal – o levando a cair no ranking. Mesmo assim, o aeroporto guarda uma excelente reputação.

Durante dez anos, foi considerado o melhor aeroporto dos Estados Unidos pelos leitores das revistas Business Traveler e Global Traveler Magazine.

 

4. Haneda International Airport, Japão

maiores aeroportos (3)

O Aeroporto Internacional de Haneda serve à região de Tokio juntamente com o aeroporto de Narita. No entanto, suas operações enfocam principalmente os voos domésticos, enquanto o aeroporto de Narita cuida de maior parte dos voos internacionais.

Conforme dados de 2012, o Aeroporto Internacional de Haneda atendeu 66.795.178 passageiros. Analisando-se esse parâmetro isoladamente, Haneda foi o segundo aeroporto mais movimentado da Ásia, e o quarto mais movimentado do mundo.

 

3. London Heathrow Airport, Inglaterra

maiores aeroportos (2)

Heathrow é o aeroporto que mais atende passageiros internacionais em todo o mundo: é o aeroporto mais movimentado da Europa em termos de passageiros, e o terceiro em termos de movimentação de aeronaves. É utilizado por 90 companhias aéreas, que voam a 170 destinos diferentes ao redor do mundo. Por lá passaram 70.037.417 passageiros, conforme dados de 2012.

Curiosidade: sua estrutura sustenta 76.600 empregos diretos, além de 116.000 empregos indiretos, contribuindo com 2,7% do valor bruto da receita municipal de Londres.

 

2. Beijing Capital International Airport, China

maiores aeroportos (1)

Após sua expansão, com a abertura do terceiro terminal de passageiros (mudança feita para receber os jogos olímpicos de 2008), o Aeroporto Internacional de Pequim é hoje o segundo maior do mundo, além de ser considerado um dos mais bonitos e modernos da atualidade. Conforme dados de 2012, o aeroporto atendeu 81.929.359 passageiros, efetuou 557.167 movimentações de aeronaves e recebeu 1.787.027 toneladas métricas de carga.

 

1. Hartsfield-Jackson Atlanta International Airport, USA

maiores aeroportos (10)

Com um atendimento anual de 95.462.867 passageiros e 950.119 movimentações de aeronaves, o Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, em Atlanta, no EUA, é o aeroporto mais movimentado do mundo. Em um dia comum de operações, mais de 250 mil passageiros circulam no local, embarcando e desembarcando de aproximadamente 2.500 voos.

Imagens: Reprodução
Via Canal Piloto

Deixe aqui sua opinião