Os combustíveis da aviação

Para todo aeroentusiasta que se preze, o cheiro do combustível de aviação é uma das sensações olfativas que despertam de imediato as boas memórias do hangar.

Parte essencial da rotina de cuidado e contemplação com a aeronave, este aroma estimulante é referenciado com destaque em uma das estampas da nossa coleção H3!

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Vale lembrar que existem dois tipos de combustíveis aeronáuticos: a gasolina de aviação, ou AV-Gas, e o querosene de aviação, o Jet-A1 ou Jet fuel (do inglês, combustível de jatos). A maior diferença no uso é em relação ao volume de cada um e, para segurança dos usuários da aviação, o bocal de abastecimento da AV-Gas é bem diferente do utilizado pelo Jet-A1, sendo que um não encaixa no outro.

O AV-Gas é vendido em pequenos volumes e usado normalmente em aeronaves de pequeno porte, geralmente com motor a pistão, que não comportam grandes quantidades de combustível. O AV-Gas é concebido para suportar elevadas temperaturas antes da queima da mistura na câmara de combustão, devido ao alto índice de octano presente em sua composição.

Diferente da gasolina dos postos de combustível, o produto é comercializado nas cores vermelha, verde ou azul – o tom mais popular no Brasil – porém, as cores não têm qualquer significado. São apenas corantes, adicionados no intuito de diferenciá-lo das demais gasolinas, uma vez que seu uso é proibido em automóveis.

avgasImagem: Reprodução

Aeronaves de pequeno porte que utilizam a Av-Gas, geralmente tem o uso calculado através de tabelas que confrontam dados com a potência aplicada. As mais econômicas consomem 25 litros/hora, dependendo, é claro, do tamanho do motor e de sua potência.

Já o Jet-A1, ou o querosene para aviação, é utilizado em grandes volumes e consumido principalmente nos motores à reação das companhias aéreas – sejam modelos jato-puro, turboélices ou turbofans. Inclusive, neste caso, a quantidade de produto consumida é medida em quilos ou libras (kg/lbs) e não mais em litros.

Entre as características especiais deste combustível de alta complexidade está a capacidade de permanecer líquido e homogêneo até a zona de combustão das aeronaves, junto a alto poder calorífico, além de alta resistência química e física às variações de temperatura e pressão.

Para você, qual dos dois aromas é mais representativo? Conte pra gente o porquê!

Via Diário de Araxá

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