Os motores a pistão em aeronaves monomotoras – Parte 2

O motor é uma máquina que transforma a energia obtida pela queima dos gases da mistura combustível em movimento mecânico rotacional. Portanto, o motor por si só não fornece a tração necessária para o voo. (Assim, é preciso agregar a ele uma hélice, a qual é a parte do grupo moto-propulsor que produz a tração, transformando a potência efetiva do motor em potência útil.)

A potência produzida por um motor a pistão varia com o tamanho e o número de cilindros, com a rotação do motor e coma densidade do ar. Geralmente, a potência útil no eixo do motor é utilizada como referência e é convertida em tração pela hélice.

Os motores podem ser classificados de acordo com a montagem dos cilindros em relação ao eixo de manivelas ou de acordo com a sua configuração, podendo ser Motor em linha, Motor de Cilindros Opostos ou Boxer, Motor em “V” ou Motor Radial.

Motor em linha

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Este tipo de motor tem pistões dispostos lado a lado, de trajetórias paralelas. Um motor em linha tem geralmente um número par de cilindros alinhados paralelamente. Esses motores têm somente um eixo de manivelas, o qual está localizado abaixo ou acima dos cilindros. Se um motor for projetado para operar com cilindros abaixo do eixo de manivelas, será denominado motor invertido.

 

Motor de cilindros opostos ou Boxer

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Os motores boxer têm duas fileiras de cilindros contrapostos,conectados a um único eixo de manivelas no centro. Ele pode ser montado com os cilindros na posição horizontal ou vertical. Os motores opostos têm uma baixa razão peso/potência, e sua estreita silhueta o torna ideal para instalação horizontal em asas de aeronaves. Outra vantagem é sua relativamente baixa vibração.

 

Motor em “V”

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Constitui-se de duas fileiras de pistões, dispostas em V, geralmente a 60º de inclinação entre elas, ligadas a um eixo de manivelas. Motores desse tipo são conhecidos pelo som característico que emitem.

 

Motor radial

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Os motores radiais possuem a configuração de uma ou mais carreiras formadas por uma sequência de cilindros dispostos ao redor de um cárter central, e os pistões estão dispostos em torno de um único eixo manivela. Foi muito utilizado na aviação até meados do século passado.

Saiba mais em Os motores a pistão em aeronaves monomotoras – Parte 1

Fonte: Aeronaves e Motores: Conhecimentos Técnicos. HOMA, Jorge M. 2010. Ed. ASA

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