Para onde vai o norte magnético terrestre?

Há  séculos, quando distantes de pontos de referência reconhecíveis, os navegadores usam o norte magnético para se orientar. Embora os sistemas de posicionamento global tenham em grande parte substituído essas técnicas tradicionais, muitos ainda consideram as bússolas úteis para se orientar sob a água ou no subterrâneo, onde ainda não há sinal dos satélites de GPS.

No entanto, pesquisas recentes apresentadas no encontro da União Geofísica Americana, em São Francisco (EUA), afirmaram que o polo norte magnético da Terra está avançando em direção à Rússia, cerca de 64 quilômetros por ano, devido a mudanças magnéticas no núcleo do planeta.

poloImagem: Les Moutons enrages

Geólogos acreditam que a Terra tem um campo magnético porque o núcleo é formado por um centro de ferro sólido, cercado por metal líquido em rápida rotação. Isso cria um “dínamo”, que comanda nosso campo magnético. Os cientistas suspeitam há muito tempo que, como o núcleo fundido está em constante movimento, mudanças em seu magnetismo podem estar afetando a localização na superfície do norte magnético.

Embora o núcleo seja profundo demais para que os cientistas detectem diretamente seu campo magnético, análises sugerem que exista uma região de magnetismo em rápida transformação na sua superfície, possivelmente criando uma misteriosa “pluma” de magnetismo, proveniente do interior do núcleo.

Segundo o Institut de Physique du Globe de Paris, tal região pode estar deslocando o polo magnético de sua posição atual, ao norte do Canadá. Neste momento, ele se localiza está próximo à ilha canadense Ellesmere. (O norte magnético, que é o lugar para onde as agulhas das bússolas realmente apontam, está próximo, mas não exatamente no mesmo lugar do polo norte geográfico.)

canadaImagem: Reprodução Ice-glaces.ec.gc.ca

O polo norte magnético se deslocou muito pouco desde quando os cientistas o localizaram pela primeira vez, em 1831. A partir de 1904, o polo começou a avançar rumo ao nordeste num ritmo constante de 15 km por ano. Em 1989, ele acelerou novamente.  Já em 2007, os cientistas confirmaram que está agora galopando em direção à região da Sibéria.

Um deslocamento rápido do polo magnético significa que mapas do campo magnético devem ser atualizados com mais frequência para que usuários de bússola façam os ajustes cruciais do norte magnético para o “verdadeiro” Norte (o chamado “Truth North”, na aviação).

Embora a nova pesquisa pareça sustentar essa ideia, nãoé possível afirmar que o polo norte vai um dia mudar para a Rússia. Além disso, ninguém sabe quando e onde outra mudança no núcleo poderá se manifestar, fazendo o norte magnético se mover rumo a uma nova direção.

Deixe aqui sua opinião