Por que o piloto de helicóptero se senta à direita?

Em um avião de asas fixas, o piloto em comando (PIC, da sigla em inglês) se senta à esquerda. Por que nos helicópteros, o PIC geralmente se senta à direita da aeronave?

Segundo os profissionais da National Air and Space Museum, local que abriga a maior coleção de aeronaves e naves espaciais de todo o mundo, a razão é principalmente histórica, embora existam certas vantagens operacionais.

piloto direitaImagem: Reprodução Livre Decolagem

De modo geral, os helicópteros costumam ser mais instáveis do que a maior parte dos aviões. Um piloto de helicóptero raramente gosta de deixar de voar com o cíclico na sua mão direita, mesmo com trim – particularmente, em operações de voo pairado, em que os comandos necessários no cíclico são feitos de forma quase contínua. (O cíclico controla a atitude do helicóptero, quase como o profundor e ailerons juntos para um avião.)

A mão esquerda normalmente controla a alavanca de coletivo, responsável por mudar todos os ângulos das lâminas do rotor simultaneamente. No voo estacionário, ela às vezes fica livre para apertar botões ou knobs dos instrumentos, que geralmente estão em um console central em uma cabine com um arranjo de tripulação side-by-side. Os freios do rotor e embreagens também são geralmente localizados centralmente pela mesma razão.

piloto direita painelImagem: Reprodução Livre Decolagem

O cíclico é normalmente posicionado entre os joelhos do piloto, por isso, não pode ser compartilhado. Um piloto canhoto, sentado no banco do lado direito, teria que se acostumar a usar a mão direita no cíclico da mesma maneira que um canhoto lida com a alavanca de troca de marchas de um carro manual. A maioria dos helicópteros com arranjo side-by-side costumam ter dois cíclicos.

As explicações também fazem referência à produção do R-4, o primeiro helicóptero em massa, cujo peso era um problema sério. O modelo desenvolvido pela Sikorsky foi concebido como um treinador, mas tinha tão pouca potência que a empresa foi à procura de qualquer potencial de economia de peso.

Assim, os engenheiros decidiram deixar instrutor e aluno compartilhando um coletivo único. O único lugar para colocá-lo então, era no meio, entre os dois bancos. Dada a coordenação e a força necessária para manipular um cíclico do R-4 durante qualquer período de tempo, o piloto-aluno sempre voou à direita.

A primeira geração dos pilotos da USA Air Force, da Guarda Costeira e os pilotos da Marinha americana, assim como a Grã-Bretanha e seus Commonwealth, aprenderam a voar o R-4 e seu sucessor, o R-6 (também com um único coletivo), exclusivamente do lado direito.

O cenário mudou somente em 1946, com a chegada do modelo Bell 47,  o primeiro helicóptero civil com certificação que contou com dois coletivos. A partir de então, coletivos duplos se tornaram padrão para configurações side-by-side de assentos – ou seja, o piloto de helicóptero poderia voar a partir de qualquer lugar à esquerda ou à direita.

Via Livre Decolagem

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