Quem tem medo da turbulência?

Via Aviões e Música

A turbulência é de longe o que os passageiros mais nervosos temem quando entram em um avião. Mas será que o temido balanço da aeronave é sempre o princípio de uma tragédia anunciada? Na esmagadora maioria dos casos, a resposta é não.

Ela pode ser desconfortável, mas faz parte do voo, assim como as ondas do mar fazem parte da navegação para os barcos. Os cientistas aerodinâmicos a definem como “um estado em que um fluído exibe velocidades instantâneas irregulares e flutuações aparentemente aleatórias”.

turbulenciaImagem: Reprodução Aero João Pessoa

Estas flutuações causam as “lombadas” no ar – que, para quem está dentro da aeronave, podem variar de uma balançadinha que derruba o copo a solavancos com grande variação de velocidade, que podem machucar passageiros que não estiverem com o cinto de segurança afivelado, jogando-os ao teto ou ao solo.

Para quem não entende o que está acontecendo, pode ficar com medo de que o avião perca o controle ou venha a se danificar. Mas, novamente, a navegação em alto mar vale como comparativo: os barcos ocasionalmente são jogados de um lado para outro, inundados, virados e até batem em recifes. Os aviões, por sua vez, ainda que atingidos pela mais poderosa rajada que se tenha notícia, não podem ser virados de cabeça para baixo, entrar em parafuso ou despencarem do céu por causa do ar.

A reação à turbulência varia de acordo com as diferenças de velocidade do vento em áreas adjacentes, com o tamanho da aeronave, com a velocidade e com altitude. Quando um avião trafega rapidamente de uma corrente de ar para outra, mudanças abruptas de aceleração ocorrem – e o desconforto também. Contudo, a turbulência não derruba avião!

turbulencia1Imagem: Reprodução NY Daily News

 A estrutura das aeronaves é projetada com um fator de segurança de 1.5 – ou seja, pegue a maior força que um avião sofrerá em voo e acrescente 50% de margem de sobra.  A cada ano, pilotos reportam, só nos EUA, aproximadamente 65 mil casos de turbulência moderada ou grave e 5.500 casos de turbulência severa. E, até hoje, nenhum avião caiu por causa dela!

A turbulência é desconfortável para os passageiros e também para os tripulantes, mas seguindo as recomendações de segurança, raramente alguém sai ferido. Se você realmente sofre com as primeiras chacoalhadas, procure reservar seu assento próximo das asas, onde é localizado o centro de gravidade do avião.

Saiba mais sobre as origens e as formas de evitar turbulências!

Deixe aqui sua opinião