Rio de Janeiro recebe exposição de caça da Segunda Guerra (especial 3/3)

rio-de-janeiro-recebe-exposicao-de-caca-3

Um pedaço da história do Brasil pode ser visto de perto na zona central do Rio de Janeiro (RJ). Um caça P-47 da Força Aérea Brasileira (FAB), utilizado na Segunda Guerra Mundial, está em exposição no Aterro Flamengo, ao lado do Monumento aos Pracinhas.

Fabricado nos Estados Unidos em 1944, o P-47 Thunderbolt exposto foi utilizado em 93 missões de combate na Itália, entre 1944 e 1945. Pertencente ao acervo do Museu Aeroespacial (MUSAL), localizado na zona norte da cidade, a aeronave ficará no Monumento aos Pracinhas até o dia 9 de maio. Segundo o diretor do Musal, Brigadeiro Reformado Marcio Bhering Cardoso, o avião foi a principal arma de combate na Itália. No total, foram 117 aviões P-47 operados pela FAB entre 1944 e 1958.

rio-de-janeiro-recebe-exposicao-de-caca

Para transportar o caça histórico até o local da exposição, foi necessário uma verdadeira operação de guerra. Nove batedores do Batalhão de Infantaria Especial do Rio de Janeiro (BINFAE-RJ), uma carreta e um caminhão baú, onde foram transportadas as asas, o trem de pouso e outras partes do P-47. Assim, a aeronave chegou ao Monumento dos Pracinhas no último dia 13 e, já no dia 20, foi realizada uma cerimônia no local para homenagear os 70 anos do Dia da Aviação de Caça – celebrado no dia 22 de abril.

No dia 8 de maio, o Monumento dos Pracinhas receberá a solenidade do Dia da Vitória, quando Marinha,  Exército e Força Aérea Brasileira comemoram a data de rendição dos nazistas na Segunda Guerra Mundial.

rio-de-janeiro-recebe-exposicao-de-caca-2

Armado com oito metralhadoras calibre .50, o P-47 tem um motor de 18 cilindros e 2.300 cavalos de potência. Sua força e barulho o fizeram ser conhecido pelos pilotos brasileiros como “Trator Voador”. Após a guerra, o modelo foi utilizado pela FAB até 1958, primeiro no Rio de Janeiro (RJ) e depois, a partir de São Paulo (SP), Natal (RN) e Fortaleza (CE).

Fonte: www.fab.mil.br

Deixe aqui sua opinião