Saiba mais sobre o Horizonte Artificial

Um dos aviônicos a bordo de uma aeronave, o horizonte artificial é um instrumento com propriedades giroscópicas que mostra ao piloto a posição da aeronave em relação ao horizonte. Ou seja, se a atitude é de nariz alto ou baixo, ou de asas inclinadas ou niveladas.

O instrumento dá uma indicação instantânea até mesmo para as menores mudanças, sempre que o avião alterar sua posição em relação aos seus eixos longitudinal, transversal e de rolagem.

horizonte artificial

Horizonte artificial típico

A evolução do horizonte artificial é o ADI (Attitude Director Indicator), que é a integração do diretor de voo ao AI. O ADI, além de informar ao piloto a atitude do avião, informa também como corrigi-la. Essa última é a função diretora.

No AI ou no ADI existem duas escalas: uma ao centro, que indica o ângulo do nariz do avião em relação ao horizonte, normalmente variando de zero a 30° acima e abaixo do horizonte. A outra, na parte superior do instrumento, indica o ângulo de inclinação das asas, normalmente indicando 0°, 10°, 20°, 30°, 45°, 60° e 90° para cada lado.

É imprescindível ao piloto saber interpretar as indicações de atitude do horizonte artificial.Indicações do horizonte artificial

Atualmente, os sistemas eletrônicos de instrumentos de voo substituíram os giroscópios tradicionais por sistemas a laser, que são muito precisos e capazes de voar em qualquer atitude sem revirar. Esta capacidade é o resultado do desenvolvimento do Sistema de Referência de Atitude e Proa (AHRS).

O AHRS recebe informações de giroscópios a laser, da válvula de fluxo e de outros sensores, como sistemas inerciais, para então processar esses dados e enviar as informações de atitude e proa para o PFD (Tela de Informações Primárias de Voo).

Em vídeo, assista as indicações do instrumento em voo:

Fonte: Adaptado, Pilot’s Handbook of Aeronautical Knowledge – FAA, 2008.

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