Super Tucano é entregue à Força Aérea americana

A Embraer e a Sierra Nevada Corporation (SNC) apresentaram o primeiro A-29 Super Tucano produzido nos Estados Unidos à Força Aérea Americana. As aeronaves serão utilizadas pela US Air Force no chamado Apoio Aéreo Leve (em inglês “LAS”), para desempenho de missões de apoio aéreo tático, reconhecimento e treinamento para as forças militares do Afeganistão.

p5Imagem: Reprodução Aeromagazine

O contrato entre a SNC e a USAF foi fechado em fevereiro de 2013, contemplando o fornecimento de 20 aeronaves A-29 Super Tucano, bem como equipamentos para treinamento em solo, treinamento de pilotos e mecânicos e suporte logístico.

Tão logo em março do mesmo ano, a Embraer inaugurou oficialmente suas instalações para a produção do Super Tucano em solo americano. Na sede com mais de 3 mil metros quadrados, situada em Jacksonville, na Flórida, são realizadas as etapas de pré-equipagem, montagem mecânica e estrutural, instalação e teste de sistemas e testes em voo.

Os A-29 encomendados fazem parte de um programa estratégico do governo americano para apoio à estabilidade do Afeganistão, à medida que o país assume maior responsabilidade pela segurança com a redistribuição das forças da OTAN.

Em vista de sua importância, a entrega desta primeira aeronave é um marco bastante significativo para o programa A-29. “Estamos empenhados em continuar as entregas dentro do prazo e do orçamento, agora e no futuro, e assim garantir tanto a retirada bem-sucedida de tropas norte-americanas como a segurança e a estabilidade de toda a região”, resguarda o CEO da Sierra Nevada Corporation, Fatih Ozmen.

Via Aeromagazine

Deixe aqui sua opinião